Cidades

‘Maracanã da Vaquejada’ será reativado após 31 anos, em Palmeira

24/04/2017
‘Maracanã da Vaquejada’ será reativado após 31 anos, em Palmeira
Fotos: Diego Pereira/Assessoria

Fotos: Diego Pereira/Assessoria

O Parque São José, que já foi conhecido em todo o Brasil como o “Maracanã da Vaquejada”, vai reabrir suas portas, depois de passar um período de 31 anos fechado, e voltará a ser palco de grandes festividades rurais em Palmeira dos Índios. A reabertura do local já tem data marcada e acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto, com a grande vaquejada, intitulada “Joventino Ferreira”, que vai atrair vaqueiros de todo os recantos do país.

Exibindo _MG_0087.JPG

A premiação conta com 10 carros para os vencedores da disputa, que será dividida em várias categorias. O prefeito de Palmeira Júlio Cezar e o presidente da Câmara de Vereadores Júnior Miranda receberam a permissão do empresário Joventino Ferreira, dono do Parque São José, para promover o evento, que contará, ainda, com uma exposição de gado.

De acordo com Joventino Ferreira, ceder o Parque São José para que ele volte a realizar grandes vaquejadas em Palmeira é motivo de muita felicidade para ele e todos os palmeirenses, amantes da prática esportiva. “Palmeira dos Índios estava uma cidade morta e precisava de uma balançada para acordar. Tenho certeza de que essa vai ser uma grande festa e eu não poderia deixar de atender a um pedido do prefeito Júlio Cezar. Ainda mais para uma das festas que eu mais gosto, que é a vaquejada”, afirmou Joventino.

O presidente da Câmara Júnior Miranda disse que o povo palmeirense e a vaqueirama do Brasil manifestam a mais profunda gratidão pela sensibilidade do empresário Joventino, em ceder o espaço para a realização da festa. “O prefeito Júlio teve a coragem de solicitar ao Joventino que cedesse o espaço dele, que é o Parque São José, para essa grande festa. Estamos muito felizes, e em nome da Câmara, e de todos os que gostam da vaquejada, queremos agradecer a oportunidade, com a certeza de que essa vai ser uma das mais belas festas de vaquejada que Palmeira já viu. E será a primeira, depois desses trinta e um anos do Parque fechado, de muitas outras que virão. Também vamos fazer uma grande homenagem a pessoas que correram aqui, no passado. E já adiantamos que essa vaquejada levará o nome de Joventino Ferreira,”, garantiu Júnior Miranda.

Para o prefeito Júlio Cezar, a data para a reativação do Parque, em agosto, será muito importante, pois ela fará parte de uma semana festiva em Palmeira, que inclui a emancipação política do município, inaugurações de escola e de espaço público. “Sabemos que essa data também é propícia, no calendário dos vaqueiros, para a realização das vaquejadas, em todo o Brasil. Vamos aliar essa festa do ‘Maracanã da Vaquejada’ às festividades que teremos em Palmeira, com algumas inaugurações de obras e a nossa emancipação política. A contribuição do Joventino, em ceder o Parque, nos dá muita felicidade. As pessoas precisam reviver as grandes festas e as manifestações culturais da nossa terra. Esse evento vai colocar Palmeira de volta no circuito de vaquejadas do país”, destacou.

E continuou. “Agora, temos que correr contra o tempo para organizar tudo. E nisso o Júnior Miranda já tem experiência. Estamos nas tratativas para a exposição de gado, que ocorrerá paralelo à vaquejada, conversando com parceiros e apoiadores do evento, que também contará com outras atrações, como shows musicais. A vaquejada é uma festa que teve origem no Sertão nordestino, com a labuta da criação do gado, diante da bravura do vaqueiro e à ela está atribuída uma importância de grandeza imensurável, ao ponto de tamanha contribuição para a história não só do Nordeste como do Brasil. Com esta representatividade cultural, construída ao longo do tempo, o vaqueiro tornou-se um símbolo de orgulho para o Nordeste e sua imagem possui um relevante potencial turístico. Inegavelmente, o Joventino é um visionário e um homem à frente do seu tempo. Agradecemos a ele por esta oportunidade de devolver ao nosso povo essa festa que é de todos nós. Este é um dia memorável, da reabertura do ‘Maracanã da Vaquejada’, que ficará para sempre nas nossas lembranças.”, finalizou o prefeito.

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) de Palmeira dos Índios tenente-coronel Pantaleão Ferro, o Sargento Amorim e o secretário de Articulação Política Emílio Silva participaram da reunião para a reabertura do Parque São José. Outros detalhes da “Vaquejada Joventino Ferreira”, como inscrições, valores e premiações serão anunciadas, em breve, pela organização do evento.