quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Notícias

In:

Jorge de Lima é homenageado nesta terça em Maceió; poeta também foi tema em União dos Palmares

Por Redação com Agência Alagoas
Secretário Enio Lins e intelectuais destacaram que o legado que figuram ilustres como Jorge de Lima deixaram é uma das funções das comemorações dos 200 anos do Bicentenário de Alagoas. André Palmeira

Secretário Enio Lins e intelectuais destacaram que o legado que figuram ilustres como Jorge de Lima deixaram é uma das funções das comemorações dos 200 anos do Bicentenário de Alagoas. André Palmeira

Mais de 200 estudantes e professores, além de artistas, escritores, intelectuais e autoridades participaram da abertura das comemorações do bicentenário de emancipação de Alagoas do mês de abril que homenageia o ilustre poeta alagoano Jorge de Lima. O evento aconteceu na segunda-feira (24), no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, a cidade natal do homenageado, com uma série de palestras sobre o poeta. As festividades seguiram até à noite com apresentações musicais e peças, em frente à praça que leva seu nome. A mesma programação acontece nesta terça-feira (25), em Maceió, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, a partir das 14h.

O projeto é intitulado ‘Os mundos do poeta impossível’, que traz uma série de encontros, palestras e exposições em homenagem ao ilustre alagoano polivalente. De acordo com o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, homenagear os ilustres alagoanos, prestigiando os municípios que fizeram parte de suas vidas, difundindo os legados que eles deixaram, é uma das funções das comemorações dos 200 anos de emancipação de Alagoas.

“Uma das determinações do governador Renan Filho é que as cidades alagoanas sejam prestigiadas pela Agenda do Bicentenário, em função dos fatos históricos ocorridos em cada uma delas ou por conta das personalidades destacadas nascidas ou ligadas a cada município. Assim, a programação dedicada a Jorge de Lima foi iniciada, com muito sucesso, em União dos Palmares”, destacou.

O poeta e jornalista Claufe Rodrigues, produtor do programa da Globo News Literatura, é o curador deste projeto e está encantado de participar das comemorações, que neste mês destaca Jorge de Lima. Claufe Rodrigues é profundo conhecedor e pesquisador da obra do escritor alagoano. O curador garante que Jorge de Lima foi um dos poetas mais influentes da cultura brasileira, despertando admiração de Norte a Sul do país entre escritores de variadas tendências.

“Para mim, essa grande homenagem a Jorge de Lima me toca muito, porque ele foi o poeta que me transformou, que me apontou os caminhos. Desde então, eu passei a admirá-lo profundamente, a divulgar a obra dele e agora culmina com esse dia de Jorge de Lima, em União dos Palmares, cidade natal dele. E isso é muito emocionante. Tivemos a oportunidade de conhecer lugares como a Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares e outros locais que o influenciaram. Está sendo fantástico. Nesta terça estaremos repetindo as atrações em Maceió,” ressaltou o jornalista.

Um pouco de Jorge de Lima

Além de poemas, Jorge de Lima também escreveu romances, entre os quais ‘Calunga’ e ‘Guerra dentro do Beco’, este último escrito no início dos anos 40 e editado em 1950. Dois anos depois, publica sua obra mais aclamada, ‘Invenção de Orfeu’, epopeia em dez cantos, onde utiliza os recursos aprendidos em uma vida inteira dedicada à literatura.

Jorge de Lima morreu em 1953, aos 60 anos, deixando como legado uma das obras mais impressionantes não só do século XX, mas de toda a literatura brasileira.

Confira a programação de ‘Os mundos do poeta impossível – dia de Jorge de Lima’, além das exposições permanentes sobre a vida do ilustre alagoano.

PROGRAMAÇÃO

25/04/2017 – Maceió
Locais: Auditório Virgilio Loureiro – Centro de Convenções de Maceió
14h00 – Abertura do evento
14h30 – O mundo de Jorge de Lima na Religião: Leandro Garcia
15h15 – O mundo de Jorge de Lima no Romance: Maurício Melo Jr. e Carlito Lima
16h00 – O mundo de Jorge de Lima na Poesia: Niraldo de Farias
16h45 – Apresentação musical de Claufe Rodrigues e Mônica Montone
17h15 – Intervalo
18h30 – Performance teatral ‘Guerreiros de Jorge’
19h30 – Leitura Dramatizada ‘As Aventuras da Nêga Fulô’
Autor: Maurício de Macedo
Direção: José Márcio Passos
Elenco: José Márcio Passos, Homero Cavalcante, Diva Rodrigues, Matheus Marin e Avaristo Martins.

Exposições permanentes sobre a vida de Jorge de Lima:
Casa de Jorge de Lima – Centro – União dos Palmares | 08h às 12h
Casa de Jorge de Lima – Praça do Sinimbu – Maceió | 08h às 12h

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com