Política

Gestão de Teófillo é alvo de duras criticas em sessão da Câmara Municipal

19/04/2017
Gestão de Teófillo é alvo de duras criticas em sessão da Câmara Municipal

A sessão ordinária dessa terça-feira (18) da Câmara Municipal de Arapiraca foi marcada por severas criticas da maioria dos vereadores a gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). Sem líder na Casa, nehum vereado ocupou a tribuna para defender o gestor nas contudentes críticas com foco maior na área da educação com a denuncia da falta de planejamento para o inicio do ano letivo e superlotação no transporte de estudantes.

Durante a sessão, que contou com a presença de expressivo número de público nas galarias da casa Herbene Melo. a noite foi de severas críticas a atual gestão iniciada pelo vereador Rogério Nezinho (PMDB), que abordou assuntos relacionados a reunião na tarde desta terça-feira (18), com integrantes do Conselho Municipal de Educação.

O encontro contou a presença de uma comissão de educação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). O vereador afirmou em seu pronunciamento que ficou estarrecido com as informações passadas pelos profissionais da educação, sobre a situação porque passa o setor em Arapiraca.

Escolas interditadas

De acordo com Rogério Nezinho, seis escolas da rede municipal de Educação estão interditadas, e o mais absurdo, 20 unidades ainda não começam o ano letivo 2017. Denunciou o vereador, que as escolas de Tempo Integral não têm previsão de iniciarem as aulas, onde no conjunto residencial Brisa do Lago, as aulas que iniciam por volta das 13h00, são encerradas às 14h00.
Excesso de estudantes no transporte escolar

Nezinho demonstrou-se preocupado, ao ouvir as afirmações dos membros da comissão, de que no Sítio Carrasco, tem ônibus que estão fazendo o transporte escolar de crianças, com 100 alunos, colocando em risco a vida das crianças em razão do excesso de alunos. Rogério Nezinho, concluiu o seu pronunciamento, indagando se era preciso esperar que aconteça algum acidente grave para a gestão municipal tomar uma posição.

As críticas sequenciaram, com o vereador Fabiano Leão (PMDB), ao cobrar mais uma vez da secretária municipal de Educação, Mônica Pessoa, o envio para a Câmara Municipal de Arapiraca, da lista com os nomes dos 682 aprovados no Processo Seletivo (PSS), pedida há quase quinze dias pelos pelo Poder Legislativo. Leão, se mostrou sua indignação com toda esta situação, lembrando que nesta terça-feira (18), já havia sido anunciada a sexta chamada convocando as pessoas que participaram do PSS.

“Está na hora de ficar reclamando da gestão anterior e começar a trabalhar”, afirmou Fabiano Leão, acrescentando que alguns secretários tem medo de entrar nos carros dos vereadores para visitarem as ruas repleta buracos, ao se referir ao secretário de Obras. O vereador Edvanio do Zé Baixinho (PSL) t lembrou da reunião em que participou na tarde com os integrantes do Conselho Municipal de Educação, do Sinteal e do Fundeb.

De acordo com o vereador, as informações passadas pelos profissionais da educação, deixaram estarrecidos os vereadores que participaram do encontro. O vereador citou a existência de um ônibus que transporta cerca de 100 alunos e o cuidador, por não poder seguir no ônibus até o local destinado, porque mora distante e o coletivo não teria como retornar para deixá-lo depois de entregar o último aluno, ele é obrigado a seguir atrás em sua própria motocicleta como se fosse um “batedor”, ou desse escolta ao veículo.

O atraso no ano letivo em algumas escolas, que vem prejudicando sensivelmente os alunos, fooi ciritcado pelo vereador. Explicou que ficou mais estarrecido ainda, ao saber que a esta altura, não haja um planejamento por parte da secretaria municipal de Educação, quanto ao início das aulas.

O vereador Moisés Machado (PDT) afirmou que se a secretária de Educação, Mônica Pessoa, ouvisse os vereadores quando esteve na Câmara Municipal para apresentar o projeto, isso não teria acontecido, o que ele classificou de incompetência para dirigir o PSS.

Moisés Machado, disse também que as críticas feitas a administração municipal, não são feitas por pessoas consideradas de oposição, mas de integrantes do próprio grupo do prefeito Rogério Teófilo, que estão insatisfeitas com esta situação.

Ele concluiu afirmando, que este ano será o ano da avaliação do Ideb e tem receio, que Arapiraca fique abaixo da nota e o que é mais grave ainda, é o fato de que Rogério Teófilo, na qualidade de educador, em seu primeiro ano de sua gestão, permita que Arapiraca tenha uma queda em seu Ideb.