Geral

Estado alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

06/04/2017
Estado alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

O setor de Serviços em Alagoas obteve em janeiro um crescimento de 14,7%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, registrando a maior alta do país, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 29 de março.

 

De acordo com os dados, além de Alagoas, somente Piauí (8,1%), Ceará (2,6%) e Espírito Santo (1,8%) tiveram índices positivos no primeiro mês do ano. Para o economista e consultor empresarial Lucas Sorgato, o Estado obteve esse resultado por apresentar condições favoráveis para a instalação de novas empresas, sobretudo nas áreas da construção civil e do turismo. Outro fator citado por Sorgato é a manutenção dos salários em dia em diversos segmentos, fato que movimenta a economia e aumenta a oferta de serviços.

 

“Disponibilizar condições adequadas e que incentivem a migração de empreendimentos para AL é um fator de grande relevância para o segmento. Isso permite que novos negócios sejam instalados e gerem novos empregos, movimentando diretamente a economia de Alagoas”, disse Sorgato.

 

Há 25 anos, o boliviano Alejandro Velásquez recepciona turistas de dentro e fora do país que desembarcam em Alagoas. Atuando como diretor comercial e operacional da Luck Receptivo, Alejandro vê em Alagoas um potencial turístico e econômico latente.

 

“Alagoas tem apresentado um número elevado de turistas em todas as épocas do ano, ficando acima da média nacional. Esse crescimento é fundamental para que o setor de prestação de serviço se desenvolva, o que consequentemente fortalece a economia, através da geração de emprego e renda”, afirmou Alejandro Velásquez.

Além de Alejandro e do setor turístico, quem também comemora o bom momento do segmento de Serviços em Alagoas é a multinacional Almaviva do Brasil, empresa de contact center  e informática, que opera no Estado desde 2014 e gera cerca de 6,8 mil empregos diretos.

 

“Alagoas detém a maior operação dentre todos os nove países em que a Almaviva trabalha. A gente cresceu muito no Estado e estamos agora num momento de consolidação, em função da parceria com a iniciativa pública”, afirmou o diretor de comunicação e relações institucionais da Almaviva do Brasil, Luis Alcubierre.

 

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Helder Lima, o resultado positivo no setor de Serviços é fruto de um trabalho realizado a quatro mãos.

 

“Temos reforçado a importância de realizar um trabalho em parceria entre a iniciativa pública e a privada, para que AL possa se desenvolver. Essa equação tem dado certo e estamos alcançando resultados importantes e gerando emprego e renda para a população”, afirmou Helder Lima.