Cidades

Emater busca ampliação da assistência técnica aos municípios

04/04/2017
Emater busca ampliação da assistência técnica aos municípios
Reprodução

Reprodução

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, se reuniu, nesta segunda-feira (3), com prefeitos e secretários de agricultura dos municípios de Porto de Pedras, Campestre, Carneiros e Igaci, para tratar da elaboração de planos de ação conjuntos que ajudem a desenvolver a agricultura familiar.

A parceria, que já vem sendo executada em outros municípios, busca somar esforços para que equipes de trabalho sejam instituídas aproveitando a estrutura e técnica das prefeituras e da Emater para prestação de assistência aos agricultores familiares de cada região.

Segundo o diretor-presidente Carlos Dias, os municípios buscam a Emater como parceira para melhorar a qualidade de vida do agricultor, dando condições para que sua produtividade aumente e para que tenha acesso a políticas públicas que facilitem seu desenvolvimento.

“Para a parceria, a Emater propõe que cada município tenha, no mínimo, uma equipe técnica para que a gente entre com parte da equipe e com a parte de infraestrutura, englobando cessão de carro, moto e prédio, por exemplo, para compor um ambiente favorável que facilite a assistência às famílias”, destacou o diretor-presidente.

O prefeito de Campestre, Nielson Mendes da Silva, destacou, durante reunião, que vê a cooperação como passo importante para a agricultura do município, pois, além da assistência, já garantiu o meio de locomoção de seus técnicos para atendimento direto no campo.

“Por meio da parceria com a Emater, conseguimos duas motos que serão utilizadas na locomoção dos nossos técnicos aos locais onde vivem os agricultores, o que antes era uma grande dificuldade. Além disso, contamos com a Emater para aperfeiçoar nossos técnicos e, assim, melhorar a qualidade da assistência aos nossos produtores”, explicou o gestor municipal.