Cidades

Desemprego em Arapiraca atinge índice alarmante

05/04/2017
Desemprego em Arapiraca atinge índice alarmante
Desemprego em alta: mais de 11 por cento da população de Arapiraca se inscreveu para um processo seletivo temporário, comprovando crise no município (Foto: skyscrapercity.com)

Desemprego em alta: mais de 11 por cento da população de Arapiraca se inscreveu para um processo seletivo temporário, comprovando crise no município (Foto: skyscrapercity.com)

A recente realização do Processo Seletivo da Educação, em Arapiraca, está deixando alguns questionamentos no ar. O maior deles se refere às informações de que a cidade teria sido uma das maiores geradoras de emprego, nos anos de 2015 e 2016 e que seria a segunda do Nordeste, segundo números alardeados pela mídia local e nacional.

Se esse fato fosse verdadeiro, a segunda cidade do Estado, com pouco mais de 220 mil habitantes, não teria inscrito 11 por cento da população no PSE. Segundo as informações preliminares, foram mais de 23 mil inscritos para pouco mais de 600 vagas ofertadas pela administração municipal. Uma verdadeira contradição para a cidade que se diz uma das que mais ofertou empregos e que mais cresceu economicamente nos últimos dois anos.

Ao que se sabe, a única empresa que se instalou em Arapiraca nesse período foi uma de telemarketing que, em 2.014, gerou mais de 1.600 empregos, mascarando uma realidade de crescimento que nunca existiu no município.

Até agosto de 2015, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, Arapiraca estaria na oitava colocação entre as 30 maiores geradoras de postos de trabalho do País, com 2.629 empregos. Franca, em São Paulo, liderava esse ranking, com 5.026 postos de trabalho.

A instalação dessa empresa na região teria puxado o índice positivo. Aliás, além de Arapiraca, constam Porto Calvo, Colônia Leopoldina e Atalaia entre as que mais empregaram Em Alagoas em 2015, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Juntos, os quatro municípios contabilizaram 4.290 postos de trabalho em Alagoas e ficaram entre os melhores do país.

Ainda na lista do Caged, das 50 cidades que mais empregaram no Brasil, Arapiraca ficou na quarta colocação com 2.076 postos de trabalhos criados, sendo ainda o município que mais abriu vagas no Estado.

O edital do PSE foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 15, iniciando as inscrições no dia seguinte.  Na última sexta-feira, 31, foi divulgada a convocação para a 2ª chamada do processo. Todos os aprovados que não compareceram ou não conseguiram provar os dados fornecidos no formulário de inscrição foram eliminados.

Outra dúvida que ainda paira sobre a realização do PSE é em relação a profissionais que, mesmo com mestrado e doutorado, foram preteridos em função de outros, com menor escolaridade.