quarta-feira, 21 de agosto de 2019

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Contabilistas da Sefaz enaltecem a transparência no setor público alagoano

Por Redação com Sefaz Alagoas

O trabalho desenvolvido por contabilistas da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) ganhou mais destaque em 2017, pelo desempenho em aprimorar procedimentos orçamentários, financeiros e contábeis do Estado, possibilitando mais transparência das informações concedidas ao cidadão, facilitando o acompanhamento da legislação e normas específicas do setor.

Um exemplo dos bons resultados destes profissionais é o sucesso que tem sido a implantação do Sistema Integrado de Administração Contábil e Financeiro (Siafe), que garante o controle social ao otimizar os gastos públicos, passo muito significativo para Alagoas no que diz respeito a aperfeiçoamento tecnológico, por propor a integração de todas as atividades de orçamento, finanças e de contabilidade trabalhadas pelo Estado.

A primeira fase de implantação do sistema aconteceu em março, com apresentações que explanaram a plataforma aos servidores, exibindo ao máximo as funcionalidades e a abrangência que o sistema poderá ter na gestão pública do Estado. As próximas etapas devem ocorrer entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, abordando a parte de execução orçamentária e financeira do setor público. O gerenciamento, a manutenção e o desenvolvimento desse sistema são de responsabilidade da Gerência Especial de Contabilidade.

Cabe a esta gerência também o controle das atividades contábeis relativas à gestão orçamentária, financeira e patrimonial do Estado, assim como a orientação normativa, e a supervisão técnica, ao elaborar informações que subsidiem a tomada de decisões dos gestores públicos ou privados, fornecendo-lhes indicadores necessários para um plano de ação eficaz.

Dentre as atividades de contabilidade das unidades administrativas da Administração Pública Estadual está coordenar, orientar, supervisionar e controlar os resultados da gestão contábil, orçamentária, financeira e patrimonial, normatizando o Plano de Contas Único do Estado e expedindo instruções normativas pertinentes à sua competência.

A assessora especial de normatização, Teresa Gomes, salienta que a elaboração do Balanço Geral do Estado e o processo de prestação de contas do Governo do Estado, é a mais elevada função do contador público, onde procura dar transparência e publicidade aos atos da Administração Pública.

“Nosso grande desafio, como contadores públicos, é fazer com que as informações contábeis tenham uma linguagem mais clara e compreensível, de forma que toda a sociedade possa entender onde e como o Estado aplicou os recursos arrecadados, e tenham um instrumento para o julgamento da qualidade das ações de governo”, enfatiza.

A Fazenda pública parabeniza aos contabilistas pelo auxílio e os bons resultados conquistados durante a gestão, bem como por atuar, brilhantemente, como instrumento eficaz para que haja um maior controle social.

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