Cidades

Começa nesta quinta a encenação da Paixão de Cristo, na Serra do Goití, em Palmeira dos Índios

13/04/2017
Começa nesta quinta a encenação da Paixão de Cristo, na Serra do Goití, em Palmeira dos Índios
 Serra do Goiti, o cenário natural para a encenação da Paixão de Cristo, em Palmeira dos Índios (Foto: AABB)


Serra do Goiti, o cenário natural para a encenação da Paixão de Cristo, em Palmeira dos Índios (Foto: AABB)

Na 15ª edição, a encenação teatral ao ar livre, intitulada “Jesus Rei dos Judeus, a Nossa Paixão” começa nesta quinta-feira, 13, e prossegue até sábado, na Serra do Goití, tendo como cenário natural as pedras e árvores do local, além da imagem do Cristo e dos cenários produzidos pela equipe de cenografia do espetáculo.

A peça, realizada pela Cia. Teatral Mestre da Graças, em parceria com a prefeitura, será o resgate popular da cultura religiosa, que contará exclusivamente com atores palmeirenses, como forma de prestigiar e valorizar os artistas locais. A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados à igreja e distribuídos pela organização Cáritas do Brasil, com sede em Palmeira.

A organização do evento espera, para cada noite, um público estimado em 10 mil espectadores. Este ano, o grupo aprimorou as novidades nas estruturas cênicas, estéticas, plásticas e sonoras, e contará com uma estrutura de quatro palcos, sonorização, telão, iluminação e oito cenários para reviver a história de Cristo. A peça envolve mais de 150 pessoas, incluindo o elenco, dando visibilidade e grandiosidade ao evento que já é um marco da cultura palmeirense e alagoana. As personagens principais serão representadas pelos atores Felipe Kelvin como Herodes, Ruberneto Rodrigues como Pilatos e Flávio Eduardo no papel de Jesus.

O espetáculo começa às 19h:30min, e termina às 21h:50min. Quem quiser ir até o local de carro deve fazer isso até as 18h15min. Após esse horário, somente carros oficiais e da produção do evento terão acesso permitido ao Alto do Goiti.

O espetáculo passou por sete anos de decadência, e agora, a missão é contar a história da Paixão de Cristo de uma forma diferente e inovadora, com nova montagem, mas sem fugir do contexto, para torná-la ainda mais atrativa. “A gente está ensaiando, todos os dias, com o elenco e temos trabalhado bastante nas novas cenas e nas novas marcas. O público vai ter muitas surpresas. O espetáculo que vamos mostrar este ano tem uma construção nova e vai atrair o público na parte da interpretação, passando da melhor forma a emoção e a mensagem do espetáculo. Mesmo todo mundo sabendo da história, teremos uma forma diferente de contá-la. É isso que a gente tenta desenvolver com o elenco, para que ele transmita bem essa mensagem, tanto na atuação quanto no cenário e no trabalho dos figurinos. Temos uma disposição do cenário, em Palmeira, como não se vê em nenhum outro local onde é apresentado o espetáculo da Paixão de Cristo. Lá, na Serra, temos o paisagismo, as pedras, os buracos, a madeira, as árvores e o Cristo do Goiti. Garantimos que será tudo novo e o público que for este ano vai ter um impacto e vai sentir a diferença.

Para o diretor-financeiro da Cia. Mestres da Graça, Marcone Correia, a parceria com a prefeitura deu um novo ânimo a todos os envolvidos no espetáculo.  “Essa abertura que estamos tendo agora, com um diálogo direto com o senhor prefeito, que discute com a gente cada detalhe, é muito importante porque isso proporciona um novo ânimo para todos nós. Temos novos atores e gente que veio lá de trás, quando estávamos no início, e que veio se juntar a nós quando soube que o prefeito Júlio estava nos apoiando. A cada encontro, fomos discutindo e ajustando as coisas, e agora, está tudo pronto. A nossa última produção da Paixão de Cristo foi em 2010, e há sete anos a Companhia Mestres da Graça não fazia o espetáculo aqui em Palmeira por falta de apoio. Mas, com esse incentivo do prefeito, a gente está voltando e temos certeza que o espetáculo será inesquecível para todos nós. Quem for nos assistir não vai se arrepender”, ressaltou Marcone Correia.

O prefeito Júlio Cezar elogiou o trabalho dos integrantes da Companhia Mestres da Graça e já alinhavou outras parcerias futuras, como a Vila do Forró, para as festas juninas, e o Auto de Natal, no mês de dezembro. “Quero parabenizar a parceria da Companhia Mestres da Graça com a prefeitura. O tempo foi muito curto para a gente correr tanto atrás das coisas de um evento desse porte, que reúne dezenas de pessoas, desse certo. Mas, apesar de muitas dificuldades, conseguimos. Quem for ao alto do Goiti vai assistir a um grande espetáculo, que não vai ficar devendo nada a ninguém de outras cidades que também montam a peça da Paixão de Cristo. A gente também vai trabalhar com eles em parceria para outros eventos, trabalhando a cultura e movimentando a cidade para atrair a atenção de pessoas de outros lugares. Estamos, também, discutindo o São João para fazermos a Vila do Forró, em junho, e a Emancipação Política de Palmeira, em agosto, com uma peça que retrate a contribuição de Palmeira para os 200 anos de Alagoas, com a interpretação de personagens como Graciliano Palmeira, Jacinto Silva,  Jofre Soares, a Viúva Porcina, o Chico Nunes, o Tenório Cavalcante e tantos outros nomes que ajudaram a promover  e ainda promovem a cultura da nossa cidade”, afirmou.  “Pensamos, ainda, em uma participação da Companhia no Natal Luz de Palmeira, com o Alto do Natal, que é um projeto que eles estão trabalhando com o professor Cosme Rogério, um incentivador desse trabalho. O Cosme sonha, respira e incentiva a cultura da nossa terra. Vamos trabalhar de mãos dadas com a Companhia. Esses meninos nos orgulham muito pela grande capacidade de promover a potencialidade cultural e a riqueza de nossa Palmeira dos Índios, que é muito plural. Estou muito satisfeito com a parceria que fizemos. Estudamos juntos o orçamento do espetáculo, colocamos o pouquinho que a gente tem para que eles pudessem realizar este evento, que não poderia deixar de ser apresentado. E mesmo com pouco, eles vão saber fazer da melhor maneira possível. Estão todos convidados para este momento que faz parte história religiosa e cristã, mas que também envolve cultura e arte. E quem puder, leve o quilo de alimento não perecível, pois esta é uma oportunidade de ajudar aos que sentem fome e aqueles que mais necessitam”, finalizou o prefeito.