Geral

Campanha Abril Verde alerta para os cuidados com a saúde do trabalhador

25/04/2017
Campanha Abril Verde alerta para os cuidados com a saúde do trabalhador
Riscos dentro de um hospital são mais severos que em outros lugares, como a construção civil. Foto: Carla Cleto

Riscos dentro de um hospital são mais severos que em outros lugares, como a construção civil. Foto: Carla Cleto

Um paciente chega à Área Vermelha em estado grave, vítima de um acidente de trânsito. Ele é portador de uma doença contagiosa e os profissionais da unidade hospitalar ainda não sabem. Em uma situação como esta, qualquer integrante da equipe multidisciplinar que o atender pode se contaminar com um vírus, caso sofra um acidente de trabalho e não esteja utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para advertir os profissionais sobre a questão da segurança e saúde do trabalhador, o Hospital Geral do Estado (HGE) está realizando a Campanha Abril Verde. Para isso, até o fim do mês, os profissionais estão sendo mobilizados para orientar os profissionais de saúde, com foco na redução dos acidentes de trabalho no ambiente profissional e os agravos à saúde do trabalhador.

De acordo com Karlla Martiniano, engenheira de segurança da unidade hospitalar, a intenção do Abril Verde é mobilizar e envolver a sociedade, os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, dois milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já os números de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Os dados da OIT colocam o Brasil como quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São quase quatro mil mortes, anualmente, em decorrência de acidentes de trabalho. Os acidentes mais comuns na área hospitalar estão nos setores de enfermagem e limpeza, na maioria dos casos causados por materiais pérfuro-cortantes como agulhas, navalhas, bisturis e vidros.

Há também transmissões de doenças através destes materiais e contato com fluídos corpóreos, além de infecções causadas por microorganismos. “A conscientização para o trabalho seguro serve para que os servidores compreendam que isso é uma atitude de amor próprio. Não é apenas complemento de legislação. Estamos trabalhando, insistindo neste ponto, para que eles tomem consciência do que é preciso fazer para não se tornar veículo de transmissão de bactérias, para voltar para casa bem, assim como chegou no hospital”, comentou Karlla Martiniano.

Segundo ela, os riscos dentro de um hospital são mais severos que em outros lugares, como a construção civil, por exemplo. “Aqui se trata de vírus, bactérias, radiações, produtos químicos. Riscos que são invisíveis e, desta forma, as pessoas não levam tão a sério pelo fato de não ver. Estamos trabalhando para que os profissionais despertem cada vez mais para isso. Pelo trabalho seguro e pela prevenção”, completou a engenheira de segurança.

Movimento de Conscientização – O Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná. Iniciado em 2014, o movimento tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.