Artigos

Agendamento, verdades e mentira

23/04/2017
Agendamento, verdades e mentira

Por solicitação de meu urologista, Dr. Ronalsa, ontem fui marcar exame de Ressonância Magnética da próstata. Ao chegar no laboratório no Stella Maris fui informado que aquele exame só era realizado no laboratório da Ponta Verde. Lá vou eu pegar outro taxi. Para quem não sabe, deixei de dirigir há sete anos, quando fui renovar minha carteira de motorista exigiram tanto teste que desisti. Não renovei a carteira e desde aquele dia só ando de taxi. Dei o carro à minha filha.

Ao chegar no laboratório fiquei deslumbrado com a fachada maravilhosa de vidro fumê, o Dr. Chico deve ter gasto uma nota, pensei. Logo na entrada peguei uma senha de atendimento. Marquei na maquininha: Ressonância e Prioritário. Saiu uma ficha RP 150. Fui sentar-me esperando a vez, encontrei meu amigo de longas datas, Dr. Jair, ele olhou para mim filosofando.

– “Meu amigo, antigamente a gente se encontrava nos bares e biroscas da cidade, hoje só nos encontramos em sala de médico ou laboratório.” Deu uma gostosa gargalhada.

Fiquei esperando sentadinho em meu lugar. Quando percebi uma mulher passando e sentando-se mais adiante. Olhei, reconheci, era Aninha, fui cumprimentá-la. Cheguei-me por trás dei um cheiro em seu cabelo. Ao olhar-me, a mulher disse um ôxente com voz e cara de braba. Quase morro de vergonha, não era Aninha, pedi mil desculpas. Ainda bem que a mulher se acalmou, foi compreensiva, perdoou-me. Eu descabriado voltei a sentar-me. Esperei mais um pouco, o placar chamou, RP 150.

Fui imediatamente mostrando a documentação pedi para marcar o exame. A atendente olhou-me educadamente, pediu até desculpa, para dizer que eu tinha apanhado a ficha errada, aquela RP era para realizar o exame. Para marcar o exame eu teria que pegar uma senha de Agendamento Prioritário. Lá fui eu pegar outra ficha. Saiu do buraquinho a nova senha, AP 433. Ao sentar-me, a ficha AP 426 havia sido chamada. Calculei, tinham 7 pessoas na frente, o que daria, mais ou menos, meia hora de espera.

Descobri algumas revistas, folheei, não me agradaram. Eram, Caras, Quem, e outras revistas de baboseiras com celebridades televisivas. Terminei pegando o celular para passar o tempo. Foi quando entrei no jogo da moda do Facebook: Escrever nove verdades e uma mentira para os amigos acertarem a mentira. Fiz na hora a lista e postei no Facebook. Copio abaixo para que meus leitores acertem qual a mentira.

Eis a lista:

1- Já frequentei o terreiro de Menininha do Gantois em Salvador.
2- Já tomei banho e pesquei no Riacho Salgadinho ( hoje esgoto a céu aberto), junto com Cacá Diegues.
3- Já desci um rapel de mais de 100 metros de altura na Floresta Amazônica.
4- Votei no General Henrique Lott para presidente da República em 1960. ( Jânio Quadros foi o eleito).
5- Fui entrevistado no programa do Jô Soares.
6 – Fui Presidente da Escola de Samba Unidos do Poço.
7- Fui amigo de Lamarca na Academia Militar das Agulhas Negras.
8 – Fui descoberto escritor aos 61 anos de idade.
9- Conheci pessoalmente Fidel Castro em Habana em 2008 na 17ª Feira Internacional do livro, onde dei uma palestra.
10- Quando fui prefeito da Barra de São Miguel foi aprovada na Câmara de Vereadores a bandeira do município, com as cores do Fluminense.
Quem quiser participar da brincadeira pode responder para meu email. Quem acertar ganha um livro, remeterei via Correios.

Mas voltemos ao laboratório. Certo momento reconheci uma amiga ao longe na sala enorme, era a Cláudia, ia acenar com a mão, mas eu estava traumatizado com a mancada da moça parecida com Aninha. Preferi fazer que não via.

Afinal fui chamado, marquei o exame. Feliz da vida fui saindo do laboratório quando encontrei a Sheila Maluf, depois de um papo rápido, reclamei a demora para marcar um exame. Ela estranhou. “Você veio agendar o exame no laboratório? Pois eu agendo por telefone, não gasto dois minutos. Já venho fazer os exames.”
Dei um sorriso de babaca. É isso mesmo, aos 77 anos aprendendo todo dia.