Cidades

Vereadores declaram apoio à instalação de restaurante popular em Arapiraca

11/03/2017
Vereadores declaram apoio à instalação de restaurante popular em Arapiraca
Reprodução

Reprodução

Os vereadores pelo município de Arapiraca Léo Saturnino, Fábio Henrique e Pablo Fênix manifestaram apoio ao projeto do Governo de alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento social (Seades) para construção de um restaurante popular no município.

A unidade de Arapiraca integra o projeto de ampliação da rede de restaurante populares em Alagoas, que inclui duas novas instalações em Maceió e quatro no interior do Estado. De acordo com o vereador Léo Saturnino, uma indicação de sua autoria cobrando a seleção de um terreno para a obra, foi aprovada esta semana, por unanimidade, na Câmara Municipal de Arapiraca.

Nesta quinta-feira (9), os vereadores estiveram reunidos com o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento social Fernando Pereira para debater o projeto de instalação. “Estamos aguardando a prefeitura indicar o local adequado para que possamos iniciar o processo de cessão do terreno para instalação do restaurante popular”, explicou o secretário.

Segundo os três parlamentares, o fechamento, em dezembro de 2016, do restaurante popular mantido pela Prefeitura de Arapiraca no Centro da cidade tem prejudicado estudantes e trabalhadores da região. “O restaurante servia cerca de 800 refeições por dia, atendendo a alunos das escolas da região e funcionários das lojas do Centro de Arapiraca. Desde dezembro, eles ficaram sem essa opção”, lamentou o vereador Fábio Henrique.

Na avaliação do secretário do Desenvolvimento Social, a iniciativa dos vereadores reforça a intenção do Estado de beneficiar Arapiraca com uma unidade do restaurante popular.

“A cidade tem algumas comunidades com até 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social que podem receber a unidade. No restaurante popular mantido pelo Estado, as refeições seriam ainda mais baratas, custando R$ 2,00. Esperamos concluir o processo burocrático no primeiro semestre e darmos inícios às obras até o final deste ano”, disse Fernando Pereira.

De acordo com o projeto a ser analisado pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), estão previstos mais dois restaurantes populares em Maceió, um em Arapiraca, um em Palmeira dos Índios, um em Porto Calvo e outro em Rio Largo.