Geral

Unidades da Sesau fazem mais de 1,6 mil atendimentos no fim de semana

06/03/2017
Unidades da Sesau fazem mais de 1,6 mil atendimentos no fim de semana

O Hospital Geral do Estado (HGE), a Unidade de Emergência do Agreste e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram 1.650 atendimentos no sábado (4) e no domingo (5). O balanço dos atendimentos foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (6).

 

De acordo com dados do Setor de Estatística do HGE, foram atendidas 1.036 pessoas no período. Do total, 457 foram casos clínicos e 417 vítimas de acidentes de trânsito.

 

Os casos de agressão no período somaram 25 atendimentos e os acidentes casuais fecharam o fim de semana com 120 ocorrências. Também foram atendidas 11 vítimas de acidentes de trabalho e três vítimas de queimaduras.

 

De acordo com o gerente da unidade, Carlos Alberto Gomes, o HGE possui uma capacidade atual instalada de 418 leitos. A unidade é referência em Alagoas para atendimento de alta complexidade em urgência e emergência.

 

“Como o maior hospital público do Estado é referência em diversas especialidades dentro do SUS [Sistema Único de Saúde], o HGE trabalha para estar pronto a atender as demandas da população”, destacou o gestor.

 

No mesmo período, o Samu realizou 224 atendimentos no final de semana. Em Maceió foram 137 atendimentos e em Arapiraca 87. No fim de semana foram recebidas 3.284 ligações telefônicas, sendo 2.351 da Central Maceió e 933 da Central Arapiraca.

 

De acordo com informações do Setor de Estatística do órgão, o número de atendimentos de acidentes de trânsito também foi alto, atingindo 18 casos atendidos em Arapiraca e 26 em Maceió. Quanto aos trotes, na Central Maceió foram 53,74% das ligações no sábado (4) e 56,16% no domingo (5). Já em Arapiraca, as ligações falsas contabilizaram 67,95% no sábado e 79,77%  no domingo.

 

UE do Agreste

Já a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou 390 atendimentos entre o sábado e o domingo, com 80 ocorrências de vítimas de colisões e quedas de motos. Também foram feitos 78 atendimentos a vítimas de quedas da própria altura, além de quatro registros de agressão por arma de fogo e um atendimento a vítima de agressão por arma branca.