Geral

Unidades da Sesau atenderam mais de 6.500 pessoas no Carnaval

02/03/2017
Unidades da Sesau atenderam mais de 6.500 pessoas no Carnaval

Durante o período de Carnaval, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prestaram atendimento para 6.502 pessoas. O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira (2) e compreende o período de 25 de fevereiro e 1º de março.

 

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou o maior número de atendimentos em Alagoas, com um total de 1.647. Desse total, os casos clínicos representaram 1.032 ocorrências. Lesões provocadas por armas de fogo ou por arma branca foram 86 casos.

 

O maior hospital de urgência e emergência do Estado também atendeu 145 vitimas de acidentes de trânsito. Também foram registrados 358 atendimentos a vítimas de acidentes casuais, 16 pessoas procuraram a unidade após serem vítimas de acidentes de trabalho, quatro por queimaduras e uma foi internada por afogamento. Do total de atendidos, 74 passaram por alguma cirurgia.

 

Nos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, 3.535 pessoas foram atendidas no feriadão de Carnaval. O Ambulatório João Fireman, no bairro do Jacintinho, registrou 1.010 atendimentos, seguido pelo Assis Chateaubriand, no bairro Tabuleiro do Martins, com 931 registros. O Ambulatório Dom Miguel, na Chã da Jaqueira, atendeu 592 usuários, seguido pelo Noélia Lessa, na Levada, com 543 e pelo Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, com 459 atendimentos.

 

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 578 atendimentos no período de Carnaval, sendo 330 em Maceió e 248 em Arapiraca. No mesmo período, a equipe do Samu recebeu 9.177 ligações telefônicas nas duas Centrais. Em Maceió, a média de trotes no período foi de 60,79%. Já em Arapiraca, no mesmo período, a média de trotes foi de 62,56%.

 

Os profissionais do Samu, por meio do 192, fizeram 482 orientações médicas, que tiveram como propósito esclarecer dúvidas de usuários sobre queimadura por exposição intensa ao sol, queda da própria altura, febre alta, desidratação, mordida ou picada de animal. Os profissionais do Aeromédico realizaram três atendimentos.

 

Interior – A Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou 742 atendimentos a usuários do SUS. A unidade recebeu 163 pacientes vítimas de queda de moto, nove vítimas de agressões por arma de fogo e seis por arma branca.

 

Hemoal – Durante o período de Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) distribuiu 295 unidades de sangue. Desse total, o HGE recebeu 123 componentes, representando o maior quantitativo.

 

De acordo com o boletim de dispensação de sangue, o Hospital do Açúcar necessitou de 15 unidades, seguido pela Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), que solicitou 12 bolsas. Na quarta posição aparece o Hospital Universitário, com 11 unidades e o Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, com nove.