Artigos

Sobre o Velho Chico

24/03/2017
Sobre o Velho Chico

O dia 22 de março é chamado Dia Mundial da Água. Há muita água cobrindo a superfície da terra. Contudo mais de 90 por centro é salgada. Alguns estudiosos fazem previsões sombrias sobre o futuro da humanidade em razão da falta de água, ainda que não haja concordância absoluta sobre o futuro próximo do ser humano.

A verdade, porém, é que em vários lugares do planeta Terra há grande falta de água potável. Assim escreveu há poucos dias o médico Milton Hênio: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, no momento, 2 bilhões de pessoas não dispõem de água potável e 80% das doenças e 30% das mortes ocorridas no mundo são causadas por águas contaminadas”.

O mencionado médico lembra que a água é biologicamente imprescindível e insubstituível. Isso é óbvio. Ninguém pode viver sem água e não há, na superfície da terra, algo que substitua a água. E no mês em que se celebra o Dia Mundial da água, o estado da Paraíba, precisamente no dia 10 de março viu chegar em seu território água do rio São Francisco.

Eis que precisamente no dia 10 de março jorrou água abundante no território paraibano. Água do rio São Francisco. Ainda mais: Um grupo de manifestantes se colocou junto à estrutura preparada para a cerimônia da chegada da água. Dentre outras atitudes havia gritos: Fora Temer! Este disse apenas: “Eles estão no sol, certa e seguramente, ao final do dia, eles vão se banhar com as águas de transposição do rio São Francisco, tenho certeza disso”.

Em discurso de sete minutos e alguns segundos o atual presidente do Brasil entregou água do São Francisco aos paraibanos. Indiscutivelmente os paraibanos estão de parabéns. Afirmou o Sr. Presidente que o Nordeste tem recebido muita atenção do seu governo. E acrescentou que esteve há pouco tempo em Alagoas, precisamente em Maceió, e entregou 133,5 mil cisternas num valor de quase um bilhão de reais.

As cisternas esperam que venham águas da chuva, se chover. Alguns estão atualmente comprando água e colocando-a no devido reservatório. Aproveitando a possível disponibilidade do presidente, os políticos alagoanos deveriam convidar o sr. Michel Temer para ir à foz de Velho Chico e evitar que o rio em agonia venha entrar em óbito.

É certo que muitos políticos estão preocupados com as eleições do próximo ano. Mas conseguir a ida do presidente para olhar o término do rio poderia até render votos.
Houve quem dissesse, que o Velho Chico, como é carinhosamente chamado estertora e agoniza. Será que não haverá solução para evitar a morte do rio?

Fica uma pergunta: Que medidas estão sendo tomadas para evitar o fim da caminhada do velho Chico? A verdade é que se percebe de Piranhas até a foz a fragilidade do outrora majestoso e imponente rio São Francisco.

Que se revitalize o Velho Chico e quanto aos paraibanos convém repetir que eles merecem parabéns pelas águas recebidas do rio São Francisco.