Geral

Sesau promove teste de acuidade visual em 25 crianças quilombolas

31/03/2017
Sesau promove teste de acuidade visual em 25 crianças quilombolas
Do total de crianças triadas, 21 tiveram indicação para usar óculos (Fotos: Olival Santos)

Do total de crianças triadas, 21 tiveram indicação para usar óculos (Fotos: Olival Santos)

Vicente e cinco crianças da comunidade quilombola de Muquém, de União dos Palmares, participaram de um mutirão, nesta sexta-feira (31), para medir a acuidade visual. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ocorreu no Centro de Reabilitação da Universidade de Ciências da Saúde da Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche, em Maceió.

Do total de crianças triadas, 21 tiveram indicação para usar óculos e quatro estavam com a saúde ocular em perfeito estado. Com o resultado dos exames, a Sesau irá adquirir os óculos, que serão entregues no dia 7 de abril, durante o Governo Presente.

Durante o mutirão, a assessora técnica da Sesau, Júlia Levino, explicou que as crianças foram selecionadas na unidade escolar da comunidade Muquém. “As crianças e adolescentes selecionados foram consultados por um médico oftalmologista, que identificou com precisão o grau de comprometimento da visão e prescreveu a lente corretiva mais adequada”, explicou.

Darliane Santos, que levou a filha de 8 anos para o mutirão, elogiou a iniciativa. “Ver minha filha ser acompanha por uma especialista é muito bom. Espero que essas ações tornem-se parte da rotina em nosso Estado”, salientou.

A assessora técnica da Sesau ressaltou que 83 crianças da capital já foram beneficiadas pelo programa. “A entrega dos óculos é um resgate da autoestima e um esforço para inclusão desses jovens, além da melhoria de sua saúde e bem-estar”, destacou.