Geral

Seduc promove programação em comemoração ao Dia Mundial da Água

20/03/2017
Seduc promove programação em comemoração ao Dia Mundial da Água
Até quarta-feira, estudantes e professores se mobilizam em torno da temática da água. Valdir Rocha

Até quarta-feira, estudantes e professores se mobilizam em torno da temática da água. Valdir Rocha

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (20), no Cepa, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. As palestras e exposições ocorrem até quarta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água.

De acordo com o coordenador do Cecite, Ronaldo Cristiano, as ações visam discutir a importância do consumo consciente da água. “O evento é aberto para estudantes, visitantes e comunidade em geral. Queremos alertá-los que é preciso consumir conscientemente a água. Percebemos a escassez por vários motivos, como desperdício e poluição, por exemplo”, explica o coordenador do Cecite.

O evento também propiciou atividades diferenciadas para os alunos. Na ocasião, o professor de Matemática, José Marcos da Silva, acompanhado das estagiárias Dayane Siqueira e Camila Lima, fez uma exposição utilizando números para chamar atenção para o problema.

“ Mostramos um levantamento hipotético para quantificar a quantidade de água que evapora na Lagoa Mundaú e explicamos também como é feito o cálculo de uma conta de água”, relata Silva.

Conscientização – A estudante da Escola Moreira e Silva, Gicia Soares de Sena, aprovou a iniciativa. Ela diz que sempre está presente nas atividades promovidas pelo Cecite. “Acho o assunto importantíssimo, além de muito interessante. Precisamos ser mais conscientes e preservar a água, que é um bem finito”, diz Gicia.

O aluno Thiago Ricksson Santos de Almeida, também da Moreira e Silva, relata que é a primeira vez que participa de uma palestra sobre o assunto, mas informa que levará os ensinamentos pelo resto da vida.

“Eu já tenho o costume de economizar água e tudo o que eu aprendi aqui vou levar para casa e dividir com a minha família”, conta
.​

Programação – As atividades da Semana da Água terão continuidade nesta terça e quarta-feira. Confira a programação no Cepa:
Terça-feira (21) –
10h – Palestra “O rio Paraíba e a crise hídrica na Zona da Mata do Estado de Alagoas” (Cecite).
Quarta-feira (22) –
10h – Planetário, Oficina de Biologia sobre o tratamento de Água e oficina de Química (Cecite); 11h – Planetário (Cecite); 14h – Apresentação do projeto “Coleta de água de ambientes climatizados” (Cenfor), Planetário (Cecite); 15h – Planetário (Cecite); 16h – Planetário (Cecite).