Geral

Secretários de educação do Agreste e Sertão comemoram parceria com o governo

10/03/2017
Secretários de educação do Agreste e Sertão comemoram parceria com o governo
Secretários municipais de 50 municípios participaram do primeiro encontro de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação.  José Demétrio

Secretários municipais de 50 municípios participaram do primeiro encontro de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. José Demétrio

Cinquenta cidades do agreste e sertão alagoano reuniram-se, nesta quinta-feira (9), em Arapiraca, no primeiro encontro de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME), com a presença da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação], Uncme-AL [União dos Conselhos Municipais de Educação] e do Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal).

No próximo dia 24, no Centro de Formação Prof Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, em Maceió, das 9h às 13h, reúnem-se as demais Gerências Regionais de Educação (Geres), incluindo as duas da capital.

A coordenadora Estadual da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação – SASE/MEC em Alagoas, Ana Márcia Cardoso, comemora a participação e destaca a importância destes momentos de mobilização e retomada das formações, as quais deverão ter início na segunda quinzena deste mês de março, por polo.

“Serão dois dias de formação em cada polo, voltados aos 102 municípios alagoanos. O primeiro dia voltado aos novos componentes das equipes técnicas e comissões e no segundo todos juntos. Registramos muitas mudanças nas equipes e nestas formações os avaliadores educacionais acompanharão e orientarão em todo o processo”, explica Ana Marcia.

Parceria e mudanças

Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais de Educação e equipes técnicas dos municípios ligados às seis Gerências Regionais de Educação (Geres): 3ª – Palmeira dos Índios; 5ª – Arapiraca; 6ª – Santana do Ipanema; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; e 11ª – Piranha.

O presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, elogiou a postura agregadora do governo em prol de uma nova educação. “Este posicionamento do governo, em ver a Educação do estado de forma única, articulada, contribuindo neste processo de qualificação das equipes municipais é um grande diferencial”, avalia o presidente.​