Geral

Secretaria de Agricultura já doou 333 mil alevinos este ano no Estado

06/03/2017
Secretaria de Agricultura já doou 333 mil alevinos este ano no Estado
Doação de alevinos atende pequenos produtores, povoando tanques escavados, além de módulos de piscicultura em tanques-rede. (Fotos: Ascom/Seagri)

Doação de alevinos atende pequenos produtores, povoando tanques escavados, além de módulos de piscicultura em tanques-rede. (Fotos: Ascom/Seagri)

Incentivar e fomentar a produção de pescado em Alagoas, além de promover a produtividade em corpos hídricos subutilizados apenas para o armazenamento de água. São com esses propósitos que o programa de doação de alevinos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) já fez a doação, este ano, de 333 mil alevinos.

O montante é referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2017, conforme relatório divulgado nesta segunda feira (6), pela Superintendência de Aquicultura da Seagri, e beneficia diretamente 271 famílias em vinte e dois municípios alagoanos.

Segundo o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, os produtores beneficiados com os alevinos ainda têm a oportunidade de comercializar a produção na Feira do Peixe Vivo, que acontece em Maceió e região metropolitana.

“Com a doação de alevinos, o Governo de Alagoas possibilita a geração de renda para as famílias, incentivando a produção e a comercialização dos pescados”, reconhece o secretário Álvaro Vasconcelos.

Entre os municípios alagoanos contemplados pela Seagri, estão Atalaia, Boca da Mata, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Flexeiras, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Messias, Murici, Novo Lino, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Maravilha, entre outros.

A doação atende pequenos produtores, povoando tanques escavados particulares e comunitários, além de módulos de piscicultura intensiva e em tanques-rede. Os alevinos foram produzidos nas estações de piscicultura de Rio Largo e Piranhas e oriundos da parceria com o Centro de Referência de Aquicultura do Baixo São Francisco (Ceraqua) da Codevasf.

Durante a Semana Santa deste ano, nos dias 12 e 13 de abril, a Seagri, em parceria com o Sebrae realiza a VIII edição da Feira no Parque da Pecuária, com oferta de peixes de água doce, ainda vivos, peixe de água salgada, mariscos e crustáceos. O consumidor poderá visitar o local das 7h às 13h.