Geral

Seagri faz pleito a ministro para fornecimento de milho a pequenos agricultores

30/03/2017
Seagri faz pleito a ministro para fornecimento de milho a pequenos agricultores
Secretário Álvaro Vasconcelos durante audiência com o minsitro Blairo Maggi, em Brasília.   Divulgação

Secretário Álvaro Vasconcelos durante audiência com o minsitro Blairo Maggi, em Brasília. Divulgação

Em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na quarta-feira (29), em Brasília, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, fez uma solicitação para que o governo federal, por meio da Conab, faça distribuição de milho aos pequenos produtores rurais de Alagoas.

Vasconcelos explicou ao ministro que a falta de chuvas nas regiões do Estado de Alagoas, notadamente no Sertão e no Agreste, tem causado enormes prejuízos aos produtores rurais, principalmente aos ligados à agricultura familiar.

“São seis anos de estiagem em Alagoas e os prejuízos são significativos para os produtores rurais e, ainda, para a economia alagoana”, enfatiza o secretário.

Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários da Agricultura (Conseagri), os gestores estaduais reivindicaram ao ministro Maggi o aumento dos recursos que serão destinados ao seguro rural e à armazenagem no Plano Agrícola e Pecuária 2017/2018.

Vasconcelos informa ainda que durante o encontro do Coseagri com Maggi, o colegiado solicitou por meio de documento que o governo federal facilite o acesso ao crédito de investimento.

De acordo com Vasconcelos, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou que o governo federal busca a ampliação dos recursos, especialmente para armazenagem, devido à estimativa de uma safra de grãos de 222 milhões de toneladas.

Financiamento

Ainda em Brasília, Vasconcelos buscou junto à bancada federal de Alagoas apoio visando à suspensão do pagamento dos financiamentos bancários dos produtores.

O secretário destaca ainda que, além da ajuda que vem sendo buscada em Brasília, junto ao governo federal, o governo de Alagoas tem feito ações para amenizar o sofrimento dos produtores rurais, que estão convivendo com a falta de chuvas que persiste há seis anos.

“Por meio do Fecoep, o governo de Alagoas está incentivando e apoiando projeto de produção de forragem irrigada no entorno do Canal do Sertão, na compra de sistema de irrigação”, afirma Vasconcelos.