Geral

Rainha Elizabeth 2ª aprova legislação que autoriza início formal de negociações do Brexit

16/03/2017
Rainha Elizabeth 2ª aprova legislação que autoriza início formal de negociações do Brexit

A rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, autorizou formalmente nesta quinta-feira (16) a primeira-ministra Theresa May a dar início às negociações oficiais para a saída da União Europeia, aprovando a legislação que passou pelo Parlamento nesta semana.

O anúncio, feito no Parlamento pelo presidente da Casa, John Bercow, confirma que May pode iniciar as conversas sobre o divórcio a qualquer momento, apesar de o porta-voz da premiê ter dito na segunda-feira que essa decisão deve ser tomada mais para o fim do mês de março.

 

Parlamento

 

O Parlamento britânico aprovou na noite desta segunda-feira (13) a lei que permitirá ao país se retirar do bloco europeu, cumprindo o que foi decidido em plebiscito em junho do ano passado.

“O Parlamento apoiou o governo em sua determinação de seguir com o processo de saída da UE”, disse o secretário responsável pelo Brexit, David Davis. “Agora nós estamos no limiar da negociação mais importante do nosso país em uma geração.”

Para dar início à saída formal do bloco, a primeira-ministra Theresa May terá que acionar o Artigo 50, que é um plano para todo país que deseja sair da União Europeia.

Ele foi criado como parte do Tratado de Lisboa, um acordo assinado por todos os membros da União Europeia, que virou lei em 2009. Antes dele, não havia um mecanismo formal para um país deixar o bloco.