sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Notícias

In:

Peça sobre a vida de Graciliano Ramos emociona alunos do Ifal de Palmeira dos Índios

Por Cinara Corrêa
Atores alagoanos com alunos do Ifal de Palmeira dos Índios (Foto: cortesia)

Atores alagoanos com alunos do Ifal de Palmeira dos Índios (Foto: cortesia)

Os atores Paulo Poeta, Arilene de Castro e Chico de Assis encenaram nesta terça-feira, 21, a peça ‘Graciliano um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa’ aos alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, nas comemorações da Semana Graciliano Ramos, iniciada na última segunda-feira, como parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas.

Paulo Poeta, que escreveu o espetáculo, diz que sente muito orgulho em participar das encenações, que estão sendo exibidas há dez anos em todo o País. “Os alunos ficaram muito entusiasmados em conhecer mais de perto a arte deste gênio local, como foi Graciliano”, declarou.

Já Chico de Assis, com 40 anos de teatro, elogiou o trabalho de Arilene, segundo ele, “uma atriz fabulosa e de grande talento”, definiu. Segundo ele, “Graciliano é eterno, é carne, é sangue. Somos todos alagoanos, como foi Graciliano Ramos, e essa é a ideia da peça, que foi apresentada para um público de cerca de 500 alunos. Foi muito importante estar em Palmeira dos Índios com esse espetáculo que exibimos há dez anos. Onde chegamos, é Graciliano Ramos quem chega, e esse momento aqui foi especialmente mágico”, define.

Em Maceió, ‘Graciliano um Brasileiro Alagoano’ será encenado no Teatro Deodoro, na noite desta quarta-feira. Além de se basear na vida e na obra de Graciliano, o texto traz colaborações do historiador Silviano Santiago.

Em cena, os atores, que tiveram acesso a documentos de Graciliano, relembram diversos capítulos da vida do escritor através de cartas encontradas por Heloísa, a segunda mulher do escritor.

O espetáculo será apresentado em Viçosa, nesta quinta-feira, e em Quebrangulo, na sexta. A direção é de Antônio de Campos e a entrada é gratuita.

Ainda nas homenagens a Graciliano Ramos, na semana do aniversário de sua morte, serão exibidos filmes na Praça da Independência, no centro de Palmeira dos Índios: Memória do Cárcere, Vidas Secas e São Bernardo.

 

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com