Geral

Partido de Henrique Capriles diz que ele será candidato à presidência da Venezuela pela 3ª vez

20/03/2017
Partido de Henrique Capriles diz que ele será candidato à presidência da Venezuela pela 3ª vez

O partido Primeiro Justiça (PJ) quer que Henrique Capriles seja pela terceira vez o candidato da legenda em eventuais primárias presidenciais na Venezuela. O desejo foi expresso nesta segunda-feira (20) pelo líder do partido, o deputado opositor Julio Borges.

“No tema presidencial, se quiserem já podemos fazer uma convenção. Mas nós já temos nosso candidato, que é Henrique Caprilles”, disse Borges em entrevista coletiva.

O deputado explicou que o partido organizará pleitos internos para escolher seus candidatos a governadores e prefeitos, que serão apresentados nas eleições primárias que devem ser realizadas pela aliança antichavista Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Borges indicou que o PJ pedirá amanhã ao MUD uma constituição de uma comissão para convocar primárias, um processo que definirá os candidatos únicos da aliança para enfrentar o governo.

As eleições dos governadores estão pendentes na Venezuela. O pleito deveria ter sido realizado em dezembro, mas ainda não foi convocado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). No fim deste ano, o país deve ir às urnas para escolher novos prefeitos e, no fim de 2018, o próximo presidente.

No último dia 14, o Vontade Popular (VP) anunciou que o líder e fundador do partido, Leopoldo López, atualmente detido, seria candidato à presidência apesar de estar condenado a 14 anos de prisão.

O partido de López também convocará a militância em maio para uma consulta nacional para definir os candidatos do Vontade Popular nas eleições. Eles também devem participar de primárias com representantes de outros partidos que se opõem ao governo.