Cidades

Palmeira dos Índios realiza seminário para que a população saiba como ter acesso à movimentação financeira do município

15/03/2017
Palmeira dos Índios realiza seminário para que a população saiba como ter acesso à movimentação financeira do município
Controlador geral de Palmeira dos Índios, advogado Klenaldo Oliveira (Foto: Kevyn Rodrigues)

Controlador geral de Palmeira dos Índios, advogado Klenaldo Oliveira (Foto: Kevyn Rodrigues)

Com o objetivo de tornar transparente para a população todos os investimentos e movimentações financeiras realizadas no município de Palmeira dos Índios, a Prefeitura da cidade, através da Controladoria Geral do município, realiza, no dia 23, o 1º Seminário de Controle Social e Transparência de Gestão Pública. Além dos técnicos do município, o evento contará com a presença de profissionais do Ministério Público Estadual e da Controladoria Geral da União. O seminário acontece das 08h30min às 13h00, na sede da Fundanor.

Segundo o controlador geral de Palmeira, o advogado Klenaldo Oliveira, o objetivo do evento atende à solicitação do prefeito Júlio Cezar, de divulgar à sociedade a maneira como o dinheiro público está sendo aplicado. “Estaremos divulgando de que forma está se dando o zelo pelo uso do recurso público, fortalecendo o controle social que pode ser exercido pela sociedade”, esclarece.

O controlador adianta que será criada a nova lei da controladoria, instituindo uma auditoria municipal que, juntamente com a ouvidoria, que irá trabalhar com a prevenção dos gastos, evitando, dessa forma, prejuízo ao erário.

Quando assumiu a função, no início do ano, a Controladoria não dispunha sequer de uma sala para realizar os trabalhos. “Hoje, temos uma sala equipada na Secretaria de Finanças, com três servidores, de onde acompanhamos as licitações, convênios e fiscalizamos os contratos e orçamentos, dando uma maior credibilidade às ações do gestor”, explica.

Em relação à maneira como o prefeito Júlio Cezar recebeu as finanças do município, Klenaldo diz que, até agora, o município não recebeu os Restos a Pagar da gestão passada e que, dessa forma, os procuradores já tomaram as providências cabíveis para que a gestão possa ter acesso a essas informações, importantes para que o prefeito possa administrar o município com eficiência.

O advogado informa que, no máximo em 60 dias, estará implantado o 0800, para que a população se informe e denuncie eventuais desmandos praticados com o dinheiro público. As informações sobre a transparência do município também serão disponibilizadas através das redes sociais, que estão sendo implantadas.