Geral

Morre o ex-prefeito de Maceió, Djalma Marinho Muniz Falcão

24/03/2017
Morre o ex-prefeito de Maceió, Djalma Marinho Muniz Falcão
Ex-prefeito de Maceió, Djalma Falcão deixa um grande legado na política alagoana (Foto: blog da olivia de cassia)

Ex-prefeito de Maceió, Djalma Falcão deixa um grande legado na política alagoana (Foto: blog da olivia de cassia)

Faleceu, na manhã desta sexta-feira, 24, no Hiospital da Unimed, o ex-prefeito de Maceió, Djalma Marinho Muniz Falcão. Pai de três filhos, deu entrada na quinta-feira da semana passada, no hospital da Unimed, com um quadro de neoplasia de pulmão. Era fumante inveterado, o que contribuiu para o agravamento do quadro de saúde, segundo um dos filhos, o advogado Fernando Falcão.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas, foi membro do Tribunal de Contas de Alagoas chegando a presidir tal colegiado por duas vezes integrando a seguir o secretariado de seu irmão Muniz Falcão no governo de Alagoas (1956-1961).

Diretor da Rádio Difusora de Alagoas e prócer do MDB, foi eleito deputado federal em 1966 e mesmo na oposição foi diretor do Departamento Estadual de Educação no governo Afrânio Lages (1971-1975). De volta à política perdeu a eleição para a Câmara dos Deputados em 1978 mas foi guindado à presidência regional da oposição no ano seguinte sendo levado a ingressar no PMDB com o retorno ao pluripartidarismo no início dos anos oitenta elegendo-se deputado federal em 1982 e prefeito de Maceió em 1985, fato que permitiu a efetivação do suplente Sérgio Moreira.

Após encerrar seu mandato, foi eleito presidente regional do PMDB em 1994 e, no mesmo ano, foi eleito suplente de senador. Chefe da Casa Civil do governador Manuel Gomes de Barros (1997-1998) se afastou do cargo para exercer o mandato de senador entre abril de 1998 e julho de 1999 quando Renan Calheiros ocupou o Ministério da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso.