Geral

Merkel cancela viagem a Washington por causa de mau tempo

13/03/2017
Merkel cancela viagem a Washington por causa de mau tempo

A chanceler alemã, Angela Merkel, cancelou nesta segunda-feira (13) sua viagem a Washington devido ao mau tempo. Há a ameaça de uma nevasca na Costa Leste americana, e o avião teve o voo cancelado pouco antes de decolar rumo aos EUA. Ela iria se reunir com o presidente americano Donald Trump nesta terça.

Seria o primeiro encontro dos dois chefes de estado após um início turbulento das relações, com desentendimentos sobre comércio, a lei de migração de Trump e seus comentários sobre a mídia.

O novo presidente norte-americano e Merkel emitiram um comunicado conjunto após telefonema em janeiro, destacando a importância da aliança da Otan e prometendo trabalharem juntos no combate ao terrorismo.

Poucos dias depois, Merkel criticou o banimento temporário de Trump a cidadãos de sete países de maioria muçulmana. Ela também destacou repetidamente a importância de uma imprensa livre quando perguntada sobre comentários negativos de Trump a respeito da mídia.

Merkel tinha boa relação com o antecessor de Trump, o democrata Barack Obama.

O encontro entre os dois provavelmente contemplaria uma variada gama de assuntos, incluindo a economia global, comércio, a luta contra o Estado Islâmico, a ONU e as relações com a Rússia e a China.