Geral

Matemática será tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 em Alagoas

14/03/2017
Matemática será tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 em Alagoas

A Matemática está em tudo. Com essa temática abrangente, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu o ponta pé inicial à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Alagoas 2017. O comitê gestor, composto por 32 instituições, realizou a primeira reunião para definir as ações que serão executadas ao longo do ano, visando a popularização da ciência para os mais variados públicos. Parte da programação já pode ser conferida por meio do site http://snct.al.gov.br/.

Conhecida como a “ciência das ciências”, a matemática explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em várias áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina.

Para este ano, um dos pontos principais para o Governo de Alagoas é a regionalização das ações, fazendo com que a ciência e a tecnologia chegue as outras cidades, além da capital Maceió. Segundo a Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Adélia Carline Félix, o planejamento e direcionamento das ações expandem as perspectivas e oportunidades da C&T para Alagoas.

“Algumas instituições do interior do Estado já sinalizaram de forma positiva para a expansão das nossas ações em outros municípios, a exemplo do Colégio Santa Afra, da cidade de Arapiraca que chega para colaborar com o nosso comitê gestor e interiorizar as ações”, afirmou a Gerente.

Vale ressaltar que a data oficial da SNCT 2017 é de 23 a 29 de outubro, mas serão computadas as ações desenvolvidas durante todo o ano.

As instituições que desejarem compor esse Comitê Gestor, participando efetivamente e diretamente do desenvolvimento dessas ações de 2017, podem enviar uma solicitação para o e-mail [email protected].

Alagoas foi destaque em 2016
As atividades de popularização da ciência realizadas durante o ano de 2016, superaram os anos anteriores e contabilizaram mais de 2 mil ações espalhadas no Estado. Em 2014 e em 2015, foram 96 e 384 ações, respectivamente.

A expectativa agora é que Alagoas fique entre os 10 estados que mais popularizaram a ciência no ano passado. Esse resultado oficial será divulgado no próximo dia 20 de março no site nacional da SNCT (http://semanact.mcti.gov.br/web/guest).