Geral

Juventude Empreendedora potencializa perspectivas a jovens a montar próprio negócio

07/03/2017
Juventude Empreendedora potencializa perspectivas a jovens a montar próprio negócio
Programa conta com 2.150 estudantes matriculados e fazendo o curso e 1.053 concluintes. Ascom

Programa conta com 2.150 estudantes matriculados e fazendo o curso e 1.053 concluintes. Ascom

O Programa Juventude Empreendedora ao longo de sete meses desde sua implantação pelo Governo do Estado tem potencializado um futuro de boas perspectivas a jovens estudantes alagoanos na busca do mercado de trabalho, especialmente para aqueles que desejam montar o próprio negócio.

A informação é da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) ao revelar que o programa movimentou mais de três mil estudantes no Estado. Deste total, o programa conta com 2.150 estudantes matriculados e fazendo o curso e 1.053 concluintes que apresentaram o plano de negócio que são encaminhados para a Desenvolve – Agência de Fomenteo de Alagoas.

Os projetos que foram concluídos estão sendo analisados por uma comissão de especialistas. Até o momento 102 projetos foram encaminhados para a Desenvolve e 41 já foram contemplados com o crédito da Agência de Fomento de Alagoas.

De acordo com a superintendente de Qualificação e Empreendedorismo da Sete, Marcela Tarcilla, nem todos os planos de negócios que forem analisados vão ser encaminhados para o financiamento, porque muitos podem não se mostrar viáveis do ponto de vista comercial no primeiro momento.

“Como o programa contempla 500 planos de negócios com crédito da Desenvolve, somente os mais factíveis serão selecionados para dar continuidade ao processo e se tornarem reais”, explicou.

Os planos de negócio que foram agraciados com o crédito da Desenvolve vão passar para a terceira fase do programa quando receberão o suporte técnico do Sebrae.

Para o secretário do Trabalho, Arthur Albuquerque, o Juventude Empreendedora é uma oportunidade para o alagoano que sonha em montar o próprio negócio.

“Por meio do curso, o estudante aprende noções básicas de mercado, de investimento, receita, faturamento, lucro e todos os passos necessários para se tornar em empresário de sucesso. E com isso, gerar renda e novos empregos colaborando diretamente com a melhoria da economia alagoana”, declarou Arthur.

Programa

O programa Juventude Empreendedora vai selecionar cinco mil jovens que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Visa dá oportunidade ao jovem se tornar dono do próprio negócio ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.

Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos e está cursando o último ano ou ter completado o ensino médio. Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo.

Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. 10% desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão de especialistas.

Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual – SEI e vão receber por parte da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas – um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil reais, que seja necessário para o negócio.