Geral

Parceria com Senasp pode implantar guarda civil de Palmeira

23/03/2017
Parceria com Senasp pode implantar  guarda civil de Palmeira
Reprodução

Reprodução

O prefeito Júlio Cezar esteve hoje (22) pela manhã no Ministério da Justiça, em Brasília, em audiência com o almirante Alexandre Araújo, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Na ocasião, foi discutido a importância do videomonitoramento em Palmeira dos Índios cidades e de um convênio entre a Secretaria e a prefeitura para a implantação da Guarda Civil do município, com a formação e capacitação dos guardas da cidade, além de bases comunitárias de segurança. O secretário de Infraestrutura João Lessa acompanhou o encontro.

Júlio Cezar defendeu que o combate à violência deve envolver os três entes federados, porque é principalmente nas cidades que a violência reside. “A implantação da nossa guarda civil e do videomonitoramento na nossa cidade é muito importante para coibir a violência que infelizmente também chegou ao nosso município. Discutimos estas ações com o almirante Alexandre Araújo e agendamos outra reunião para o mês de abril. É essencial que esse diálogo seja mantido, porque além do investimento nos equipamentos de segurança, também precisamos investir nos nossos homens, nos guardas de Palmeira, capacitando e preparando cada um deles para diminuir o índice de violência na região”, disse o prefeito.

No ano passado, o Mapa da Violência, divulgado anualmente pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) apontou os municípios com o maior número de taxas de mortes por armas de fogo no período de 2012 a 2014, considerando o tamanho da população local. Alagoas apareceu com a maior taxa de homicídios do país, com 56,1 mortes a cada 100 mil habitantes. Entre as 150 cidades mais violentas, Palmeira dos Índios ficou em 81ª posição, com 52,8 mortes.