Geral

Judiciário apresenta ferramenta que coleta dados de mediações em bases comunitárias

16/03/2017
Judiciário apresenta ferramenta que coleta dados de mediações em bases comunitárias

    O coordenador da Câmara de Monitoramento do Programa Brasil Mais Seguro, juiz Maurílio Ferraz, esteve reunido, nesta quarta-feira (15), com o juiz Geneir Marques e com representantes do Ministério Público (MP/AL) para apresentar o Sistema Mediare, ferramenta de aferição de mediações em bases comunitárias criada pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

    Segundo o magistrado, o objetivo é captar informações referentes às mediações realizadas, para que sejam adotadas medidas visando ao aperfeiçoamento do trabalho dos mediadores e do Poder Público.

    “Com o sistema, vamos conhecer qual é o maior conflito no Jacintinho, o que acontece mais no Vergel do Lago, por exemplo. Esses dados serão repassados ao Ministério da Justiça, que tanto quer essas informações, ao Município de Maceió e ao Poder Executivo, para fins de planejamento, e ao Poder Judiciário para fim de conhecer a realidade”, explicou.

    Entre os dados a serem preenchidos no formulário estão o local e a data da mediação, o tipo de conflito, o grau da situação conflituosa, o resultado (solucionado ou não solucionado), a data do início do conflito e histórico dos fatos.

    Na reunião, o juiz Geneir Marques, coordenador do setor Pré-Processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS) da Casa de Direitos, falou sobre as experiências com a mediação no Jacintinho. Ainda segundo o magistrado, o encontro foi importante para conhecer o Sistema Mediare e compartilhar experiências entre o Judiciário e o Ministério Público.

    “Passamos a conhecer o que é feito pelo MP/AL, que atua no Vergel, e conhecemos o sistema Mediare, tendo essa experiência de integração”, disse.