Geral

Jornalismo alagoano de luto: Morre José Aldo Ivo

06/03/2017
Jornalismo alagoano de luto: Morre José Aldo Ivo
José Aldo Ivo

José Aldo Ivo

O decano dos jornalistas alagoanos José Aldo Ivo, faleceu nesta segunda-feira (6) pela manhã. Ele encontrava-se internado em um hospital de Maceió em decorrência de problemas cardíacos.

Aldo Ivo tinha 84 anos de idade e mais de 67 anos dedicados ao jornalismo. Ele começou suas atividades na década de 1940, tendo acompanhado os fatos mais importantes da vida política e social contemporânea do estado. .

 Ele era irmão do escritor, jornalista, poeta e ensaísta Lêdo Ivo. Foi na gestão de Aldo Ivo, como presidente do Sindicato, que o curso de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi criado, no final da década de 1970 do século XX.  Aldo Ivo trabalhou em diversos meios de comunicação de Alagoas e também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), inclusive nesta TRIBUNA DO SERTÃO.

De acordo com texto publicado pela assessoria Comunicação da Assolciação dos Cronistas Desportivos (ACDA), José Aldo Ivo exerceu 67 anos a profissão de jornalista. Filho de Euridyce Plácido de Araújo Ivo e de Floriano Ivo da Silva, estudou nos Colégios D. Pedro II, Diocesano de Maceió e Lyceu Alagoano. A vida profissional foi iniciada precocemente, de maneira informal, no Jornal de Alagoas, realizando coberturas esportivas com apenas 17 anos.

Foi diretor geral do Diário Oficial de Alagoas, diretor de divulgação do Diário Oficial de Alagoas, redator do jornal, presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA) – entidade representante da Imprensa Esportiva no Estado, conselheiro da Fundação Alagoana de Promoções Esportivas (FAPE).

Além dessas atividades, ainda ocupou as funções de conselheiro do Serviço Social do Comércio (SESC) – representando a antiga Delegacia Regional do Trabalho, presidente da Seccional Alagoas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/AL), assessor de Comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea) e redator da página de Turismo do Jornal Tribuna do Sertão.

O velório do jornalista está marcado para começar por volta das 17h desta segunda-feira e o sepultamento será realizado na manhã de terça-feira (7), ambos no Cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Goes Monteiro, em Maceió.

Quem era Aldo Ivo

O jornalista Aldo Ivo, completou no dia 1º de março, 67 anos de atividade profissional. Avesso a tecnologias, Aldo não tinha celular e se recusava a usar o computador e ainda tinha em casa e no seu local de trabalho, na Casa da Indústria, uma máquina de escrever. Ele conta que quando se iniciou no jornalismo ainda era muito moço, o pai era muito rígido e não permitia que os filhos chegassem tarde em casa. “Aí muitas vezes eu dormia no jornal com outros companheiros, por causa dessa determinação do meu pai”.

Aldo começou no jornalismo nos anos de 1940 do século XX, quando os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu com o holocausto e seu declínio. Ele explica que é um jornalista realizado e que fez tudo o que chegou às suas mãos na profissão. O maior orgulho dele, segundo conta, é ter uma filha que seguiu a mesma carreira.

Aldo Ivo também foi funcionário público de onde tem aposentadoria. “Em 1957 entrei na Imprensa Oficial e em 1962 no Ministério do Trabalho; me aposentei de lá em 1990, mas continuo saindo de casa todos os dias e faço visitas (à Delegacia Regional do Trabalho – DRT) onde fiz muitos amigos; não gosto de ficar me casa”, observa.

Oficialmente foi no dia 1º de março de 1949 que o jornalista teve sua efetivação na empresa, mas no final de 1948 já andava pela redação do extinto Jornal de Alagoas fazendo algum trabalho jornalístico. Na empresa dos Diários Associados de Assis Chateaubriand Aldo Ivo trabalhou durante 44 anos ininterruptos e só saiu de lá quando o jornal fechou as portas.

Reconhecimento

O jornalista era editor de Turismo do jornal semanário Tribuna do Sertão, de Palmeira dos Índios e conta que quando o Jornal de Alagoas fechou Ivan Barros, que trabalhou no O Cruzeiro, o convidou para fazer uma página de turismo para a Tribuna do Sertão.

Além de editor de turismo na Tribuna do Sertão, Aldo Ivo desenvolvia atividades na assessoria de imprensa da Casa da Indústria. Homenageado em várias ocasiões de sua vida profissional, o jornalista Aldo Ivo era membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) de onde já foi presidente. Ele destaca que começou na profissão como cronista esportivo e depois foi trabalhar na reportagem de Geral.