Geral

Hospital Santa Rita recebe mais máquinas deixando setor da lavanderia totalmente equipado

17/03/2017
Hospital Santa Rita recebe mais máquinas deixando setor da lavanderia totalmente equipado

Todas as máquinas de lavar, centrífugas, secadoras e máquinas de passar roupas do Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios foram trocadas. A unidade hospitalar conta hoje com uma lavanderia equipada com 3 máquinas com capacidade total para lavar, ao todo, 172 kg de roupas por cada processamento. Foram adquiridas ainda 3 Centrífugas com capacidade para 92 kg; 3 secadoras de roupas; 2 máquinas e passar e ainda um prensa elétrica para peças de roupas menores.

O Provedor do Hospital – médico Pedro Gaia – fez questão de destacar que essa conquista só foi possível devido a Emenda do Deputado Federal Paulão, onde parte dos recursos foram usados para a compra de todas as máquinas citadas anteriormente.

“Temos que divulgar e ao mesmo tempo agradecer ao nobre Deputado, que se mostrou parceiro e preocupado com a recuperação do Hospital Santa Rita. Não podemos deixar de citar também a ex-vereadora Sheila Duarte, que nos ajudou muito a mostrar a necessidade de irmos em busca de ajuda para conseguirmos ter as coisas funcionando dentro desta Instituição. Somos só agradecimento e alegria. A lavanderia está pronta e funcionando à todo vapor, como desejamos e como deve ser”, disse Pedro Gaia.

De acordo com Ilmar Júnior – responsável por todo o sistema composto pelos equipamentos e também manutenção dos mesmos e ainda no que se refere à parte elétrica e hidráulica do Hospital Santa Rita, é grande a economia com a aquisição das novas máquinas.

“Temos economia com os produtos de limpeza, pois cada máquina funciona com a quantidade específica. Economizamos também com o consumo de energia, já que esses equipamentos novos funcionam 100%, sem ter comparação com as máquinas antigas que muitas vezes nos trouxeram muitas dores de cabeça. E ainda, o tempo de trabalho dos funcionários que conseguem agilizar todo o trabalho de forma eficiente e esperada”, comenta Ilmar.

Para o coordenador responsável pelo setor da lavanderia, Joaldo Menezes, as melhorias são muitas. “Os depósitos de cada setor chegam com as roupas e são colocadas na área que denominamos como “crítica”, pois algumas delas estão contaminadas com sangue da UTI e Centro Cirúrgico, por esse motivo, é preciso fazer a separação das roupas e assim colocá-las nas máquinas para que passem por todo os processos e estejam 100% limpas e voltem a ser utilizadas com segurança pelos pacientes, médicos e funcionários”, explica.

Treinamento

Uma equipe de técnicos esteve no hospital para informar o manuseio correto de cada máquina aos funcionários da lavanderia do Santa Rita. “Consideramos importante esse treinamento, pois, sabendo como utilizar de forma correta, prolongamos a vida útil de cada máquina e evitamos que alguma peça quebre ou aconteça algum problema que possa prejudicar os trabalhos”, finaliza Pedro Gaia – Provedor do Hospital Regional Santa Rita.