Geral

Governador assina ordem de serviço do Hospital Metropolitano na segunda (27)

24/03/2017
Governador assina ordem de serviço do Hospital Metropolitano na segunda (27)
Hospital Metropolitano terá capacidade de realizar cerca de 10 mil consultas por mêsImagem: Núcleo de Criação da  Ascom Sesau

Hospital Metropolitano terá capacidade de realizar cerca de 10 mil consultas por mêsImagem: Núcleo de Criação da Ascom Sesau

Investir na saúde é uma das prioridades do Governo do Estado, que tem procurado implantar novos serviços de saúde e construir unidades hospitalares para suprir a carência de leitos. Dentro dessa política, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinam a ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano. A solenidade ocorre nesta segunda-feira (27), às 9h, no terreno onde será erguida a unidade de saúde, localizado às margens da Avenida Menino Marcelo, em Maceió, ao lado do Condomínio Tabuleiro do Martins.

A unidade contará com 180 leitos, divididos em 100 para atendimentos clínicos, 20 para UTI adulto e pediátrico, e 20 de UCI e UTI Neonatal. Outra novidade será os atendimentos voltados para a mulher, com atendimentos clínicos e ginecológicos e 40 leitos obstétricos para partos normais.

“Estamos passando por um novo momento na saúde pública em Alagoas, com a construção de equipamentos modernos que irão ser de grande importância para toda a sociedade, especialmente para os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse Christian Teixeira. Ele lembrou, ainda, que essa nova unidade irá reduzir o déficit de leitos no SUS em Alagoas.

Estrutura

O Hospital Metropolitano terá a capacidade de realizar cerca de 10 mil consultas por mês. E quando estiver em funcionamento, ele irá atender em especial a população da parte alta da capital e dos municípios da Zona da Mata e Região Norte de Alagoas.

“Além das consultas especializadas, a unidade também irá garantir 17.030 exames de imagem e laboratoriais e mais de 1200 internações mensalmente. Tudo isso será possível graças aos 180 leitos destinado também para casos de urgência e emergência”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Rogério Barboza.

Recursos

A área construída do Hospital Metropolitano será de 13.904,19 m² em uma área total de 57.058,87 m². A obra acontecerá em três turnos e foi orçada em R$ 91.763.858,67. Entretanto, o valor final licitado foi de aproximadamente R$ 64 milhões, gerando uma economia para o Estado.

Os recursos para a construção e para equipar a unidade são provenientes do Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza (Fecoep). Para a construção da unidade, também serão empregados recursos provenientes de emendas parlamentares.