Geral

Fórum discute políticas para fortalecer sindicatos patronais

07/03/2017
Fórum discute políticas para fortalecer sindicatos patronais

unnamed (75)

Fortalecer os sindicatos que representam as empresas industriais e uni-los em torno de uma causa comum é condição essencial para assegurar a força das entidades do setor produtivo, afirmou, na manhã desta terça-feira, 7, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade.

“Os sindicatos patronais, abrigando integrantes de um mesmo setor de atividades, são os grandes responsáveis pela atuação da Federação, pois trazem, por seus representantes, as grandes aspirações e as especiais reivindicações dos empresários”, disse, durante a abertura do 1º Fórum da Rede Sindical da Indústria.

Com o tema “Perspectivas para a Indústria em 2017: Cenários político e econômico”, o evento ocorre durante todo o dia no Hotel Ponta Verde, em Maceió e reúne dirigentes e executivos dos sindicatos empresariais da indústria alagoana. Organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Fórum é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo é fortalecer a atuação coordenada das entidades de representação da Indústria. Neste sentido, Lyra ressaltou a promoção do Plano de Desenvolvimento Sindical Sustentável. “Nos últimos anos, o Brasil passa por grande transformação econômica e social. Entendendo as circunstâncias vividas pelo País, em 2016 dedicamos atenção à gestão interna dos sindicatos, visando auxiliar a regularização e o desenvolvimento sustentável”, explicou.

O Fórum, acrescenta o líder empresarial, marca apenas a conclusão de um ciclo. O processo de fortalecimento sindical terá continuidade. “Os debates que acontecem hoje visam delinear o caminho a ser trilhado. Os resultados serão de grande importância para seguirmos avançando na promoção de um Sistema Indústria eficaz, sustentável e competitivo”, concluiu.

O evento segue com as palestras “Panorama do Desenvolvimento Associativo Industrial”, com Maitê Sarmento – executiva da CNI; “Federações em Ação”, com André Barcellos – coordenador de Relações Sindicais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); “Projeto Liderança Sindical Formadora”, com Nelson Menezes – gestor da Viver Coaching; e uma videoconferência com gestores da CNI.

Tags: