Cidades

Exército vai ajudar nas ações de convivência com a seca, em Palmeira dos Índios

15/03/2017
Exército vai ajudar nas ações de convivência com a seca, em Palmeira dos Índios

Para minimizar os efeitos da estiagem em Palmeira dos Índios e aliviar o sofrimento dos que sentem sede, e também daqueles que veem a plantação morrer e o gado definhar por falta de água, o prefeito Júlio Cezar recebeu hoje (14), na prefeitura, o coronel Marcelo Souza Lima, do Grupamento de Engenharia e Obras do Exército Brasileiro. Eles discutiram ações prioritárias para o município, entre elas, a limpeza de mananciais como barragens, açudes e barreiros, e também, a perfuração de poços artesianos e instalação de dessalinizadores.

 

Após a reunião, Júlio Cezar, o coronel Souza Lima, representantes do Tiro de Guerra 07-007 e secretários municipais também fizeram uma visita técnica às barragens das comunidades de Sementeira e Luciana, duas das que mais sofrem com a seca prolongada.  No final da visita, os secretários de Infraestrutura João Lessa e de Agricultura Manuella Barbosa se reuniram para elaborar um documento que será encaminhado ao Exército, ainda esta semana, com a quantidade de mananciais que vão passar pela limpeza e o número de postos a serem perfurados.

 

O coronel Souza Lima disse que está à disposição do município para ajudar no enfrentamento e na convivência com a seca. “Estamos aqui por meio da Diretoria de Obras de Cooperação, em Brasília, que tem vários grupamentos de obras espalhados pelo Brasil e um deles é o nosso, em João Pessoa. Viemos para escutar o pleito de vocês e planejar uma operação para o município. É lamentável a situação de seca que o município se encontra, e temos muitos outros municípios, espalhados por todo o Brasil, na mesma situação. O Exército se coloca à disposição do prefeito Júlio, e assim que o relatório for concluído pelos secretários, vamos procurar dar encaminhamento às solicitações”, afirmou o coronel.

 

Para o prefeito Júlio Cezar, a presença do Exército em Palmeira dos Índios é um sinal de esperança para o povo palmeirense tão castigado pela falta de água. “O coronel Souza Lima chega para nós como um mensageiro de esperança, pois estamos passando por um momento de penúria. As pessoas não passam só sede, mas também fome. Com estas ações, que são prioridades para nós, a gente vai amenizar um pouco a situação de seca que dura mais de seis anos. A limpeza de barragens, açudes e barreiros é importante para esperarmos o momento das chuvas. A perfuração de poços e a instalação de dessalinizadores vão levar água de melhor qualidade para a população. Após o encaminhamento do relatório ao Exército, vamos a Brasília buscar recursos para efetivar as obras”, concluiu o prefeito Júlio Cezar.