Geral

Escola Sesi/Senai de Maceió promove palestra sobre uso consciente da água

22/03/2017
Escola Sesi/Senai de Maceió promove palestra sobre uso consciente da água

WhatsApp Image 2017-03-22 at 12.02.19 (2)

Dia Mundial da Água na Escola Sesi/Senai de Maceió, localizada no bairro do Benedito Bentes, foi marcado por palestra sobre o uso e preservação do bem natural mais importante do planeta. Cerca de 80 alunos das turmas do 2º e 3° ano do curso de Edificações ouviram explicações do engenheiro-agrônomo Valdir Martiliano, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).

“É importante mostrar para as futuras gerações a situação da água no Brasil e no mundo, os usos da água no ciclo ecológico, a utilização de maneira racional, sem desperdícios. Frisamos o quanto de água que se gasta no ramo industrial, como na produção de um carro, por exemplo, passando para os alunos a noção do gasto nesses processos”, disse Martiliano.

Convidado pela direção da escola, o secretário-adjunto de Sustentabilidade da Semds, Fábio Palmeira, ressaltou que o dia é de reflexão. “Hoje passamos pelo momento em que ainda não existe a cultura de reaproveitamento da água. Então, é justamente o que queremos, incutir nos alunos um pouco desse senso de responsabilidade com o meio ambiente e com a água, principalmente”, afirmou.

O trabalho de conscientização dos alunos terá continuidade com aulas práticas, em parceria com o Governo de Alagoas. Os estudantes do 3° ano do curso de Edificações farão inspeções nas secretarias de Estado para analisar as instalações hidrossanitárias desses imóveis públicos.“Vamos analisar o que precisa melhorar, de fato, a partir do conhecimento adquirido no curso de Edificações e encaminhar relatório ao governo”, conta a pedagoga Rosineide França.

“É importante para os alunos demonstrarem à sociedade o conhecimento que construíram dentro da escola. E também dar visibilidade ao curso, mostrando a importância da área de edificações para o meio ambiente, que não se resume a florestas e rios”, destaca o diretor escolar Carlos Abreu.

Dia da Água – Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, segundo o portal Portal Brasil Escola, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão sobre esse tema tão importante.