Geral

Encontro em Arapiraca avalia planos municipais de Educação do Agreste e Sertão

08/03/2017
Encontro em Arapiraca avalia planos municipais de Educação do Agreste e Sertão

Secretários municipais de Educação e equipes técnicas dos municípios do Agreste e Sertão estarão presentes em Arapiraca nesta quinta-feira (9) para discutir o monitoramento e avaliação de seus Planos Municipais de Educação (PME). O encontro acontece das 9h às 13h no Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba e pretende mobilizar os novos gestores municipais de Educação para a retomada dos trabalhos de monitoramento e avaliação dos Planos com a recomposição das equipes.

 

Neste primeiro momento, participam municípios integrados a seis Gerências Regionais de Educação (Geres): 3ª – Palmeira dos Índios; 5ª – Arapiraca; 6ª – Santana do Ipanema; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; e 11ª – Piranhas. As demais Geres, incluindo as da capital, estarão presentes em um segundo encontro, o  qual está agendado para o próximo dia 24 no Centro de Formação Prof Ib Gatto (Cenfor), no Cepa, também das 9h às 13h.

 

De acordo com Ana Márcia Cardoso, coordenadora Estadual da Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação – SASE/MEC em Alagoas, o momento é bastante significativo: hoje 100% dos municípios alagoanos possuem o seu plano. Até início de 2015, este número era reduzido a apenas seis cidades.

 

“Em 2015, iniciamos um trabalho de elaboração e adequação dos planos a partir do novo Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei 13.005/2014. Em 2016, reforçamos a mobilização e, a partir de agora, trabalharemos no monitoramento e avaliação dos planos, cujo prazo de validade é de 10 anos. O PME possibilita muitas melhorias para a educação, pois, a partir dele, são definidas as políticas para o município e as ações para a melhoria dos indicadores”, explica.

 

A coordenadora informa ainda que após estes dois primeiros momentos, serão iniciadas as formações, por polo, com a participação de avaliadores regionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para os 102 municípios alagoanos.