Geral

Edufal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos promovem relançamento de títulos da Sávio de Almeida e Dirceu Lindoso

09/03/2017
Edufal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos promovem relançamento de títulos da Sávio de Almeida e Dirceu Lindoso

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) promove nesta sexta-feira, 10 de março, a partir das 10 horas, o relançamento de livros do professor e antropólogo Sávio de Almeida e do romancista, poeta e historiador alagoano Dirceu Lindoso, além dos livros do jornalista Odilon Rios e da socióloga Ana Cláudia Laurindo. O evento será na extensão da Edufal, localizada no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, no Centro de Maceió.

 

Pelo selo Edufal, serão três livros de Sávio de Almeida: “Chrônicas Alagoanas – Notas sobre poder, operários e comunistas em Alagoas”, volume II, 2ª edição revista e aumentada, de 2013; “Chrônicas Alagoanas – História, sociedade e futebol em Alagoas: homenagem à pesquisa pioneira de Renato Sampaio”, em parceria com Jorge Souto de Moraes, volume III, de 2013 e “Terra e Pastoral em Alagoas: conflito e liberdade”, com a equipe de organizadores formada por José Carlos da Silva Lima, Anke Nikolaus e Alexsandra Timóteo dos Santos, de 2014.

 

Também publicado pela Editora Universitária em 2005, será relançado nesta sexta-feira o livro “Interpretação da Província – Estudo da Cultura Alagoana de Dirceu Lindoso. Esta obra consiste numa reflexão sobre o processo histórico de formação do estado de Alagoas e a forma como ela foi analisada pelos seus intelectuais Do mesmo autor, pela Imprensa Oficial, será relançado o livro “Os filhos de Ana Rosário”.

 

200 anos de Alagoas

 

O jornalista Odilon Rios e a socióloga Ana Cláudia Laurindo também estarão presentes nesta sexta-feira, 10 de março, lançando seus livros editados em homenagem aos 200 anos de Alagoas. Odilon Rios é o autor de “Alagoas, 200”, que reúne o olhar de intelectuais alagoanos, de diversas áreas do conhecimento, como Sávio de Almeida, Golbery Lessa, Ana Cláudia Laurindo, Fábio Guedes, Osvaldo Maciel, Douglas Apratto, Francisco Sales, Jorge Vieira, Elcio Verçosa, França Júnior e Dirceu Lindoso.

A socióloga Ana Cláudia Laurindo é autora do livro “200 anos de Alagoas: Análise Socioantropológica”, onde busca retratar a região Norte do Estado, a que mais foi ligada ao estado de Pernambuco.

 

Imprensa Oficial Graciliano Ramos

 

Pelo selo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, estão sendo relançados os livros Traças e Troços – Literatura e mudanças sociais em Alagoas, organizado pelo professor Sávio de Almeida, e Os Filhos de Ana Rosário, de autoria de Dirceu Lindoso.

 

Traças e Troços – Literatura e mudanças sociais em Alagoas é uma obra que reúne textos com estudos sobre o romance Traças e Troços do escritor Pedro Nolasco Maciel. O livro traz textos de pesquisadores que analisam a visão do autor sobre temas como abolicionismo, republicanismo e socialismo e também sobre a Maceió de sua época. Ilustrados com cartões postais do passado, o livro traz também o romance Traças e Troços na íntegra.

 

Os Filhos de Ana Rosário é um romance inédito do escritor alagoano Dirceu Lindoso que narra a misteriosa saga da família da personagem Ana Rosário, mãe de vários filhos homens. O enredo de época, descreve uma sociedade que não existe mais, mas que faz parte da memória afetiva do autor, nascido em Maragogi.