Geral

Chinês passa por cirurgia para implante de orelha artificial que ”se desenvolveu” em seu braço

30/03/2017
Chinês passa por cirurgia para implante de orelha artificial que ”se desenvolveu” em seu braço
Chinês passou por cirurgia para implante de orelha que 'se desenvolveu' em seu braço (Foto: China Daily/Reuters)

Chinês passou por cirurgia para implante de orelha que ‘se desenvolveu’ em seu braço (Foto: China Daily/Reuters)

 

Um chinês que perdeu a orelha direita em um acidente passou na quarta-feira (29) por uma cirurgia para implante de uma orelha artificial. Feita com cartilagem retirada da costela do próprio paciente, a orelha tinha sido implantada temporariamente em seu braço.

A cirurgia foi realizada no hospital da Universidade Xi’an Jiaotong, em Xi’an, na província de Shaanxi, na China. A técnica, aplicada em pacientes que passam por acidentes ou doenças que danificam órgãos como o nariz ou a orelha chama-se “retalho pré-fabricado” ou “retalho pré-moldado”.

Quando ocorre a aderência da cartilagem à pele dessa região, o órgão artificial é transplantado para substituir o órgão original, danificado. Com essa técnica, o paciente fica durante um período que vai de algumas semanas até alguns meses com o órgão artificial em uma parte diferente do corpo.

De acordo com o médico Julio Morais, professor assistente da disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), essa técnica é indicada em situações de exceção: quando, por exemplo, a área onde o novo órgão deve ser implantado está traumatizada, com feridas abertas ou danificada por radioterapia.

Nesse caso, prepara-se a estrutura a ser implantada em outra região, mais sadia, e quando a cartilagem está aderida à pele, a estrutura toda é transplantada para o lugar definitivo.

Morais conta que os primeiros estudos descrevendo esse método foram publicados na década de 1970 e que ele fez a primeira cirurgia do tipo no Brasil em 1980.

Cirurgia foi realizada no hospital da Universidade Xi'an Jiaotong, em Xi'an, na província de Shaanxi, na China (Foto: China Daily/Reuters)

Cirurgia foi realizada no hospital da Universidade Xi’an Jiaotong, em Xi’an, na província de Shaanxi, na China (Foto: China Daily/Reuters)