Cidades

Chã Preta será contemplada com feira agrária do crédito fundiário

07/03/2017
Chã Preta será contemplada com feira agrária do crédito fundiário
Feira Agrária do Crédito Fundiário é uma promoção do Iteral e que chega agora a Chã Preta. Ascom

Feira Agrária do Crédito Fundiário é uma promoção do Iteral e que chega agora a Chã Preta. Ascom

Com o sucesso da Feira Agrária do Crédito Fundiário no sertão alagoano, chegou a vez do município de Chã Preta, localizado na região da zona da mata alagoana, sediar mais uma importante etapa. Será nos dias 8 e 9 de março, das 6h às 21h, no município de Chã Preta. A atividade é uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) com o apoio da prefeitura municipal.

Atualmente, são 248 assentamentos do crédito fundiário no Estado acompanhados pelo Iteral. E de acordo com o diretor-presidente do instituto, Jaime Silva, as feiras agrárias buscam investir na agricultura familiar e fortalecer o escoamento da produção.

“O crédito fundiário é uma reforma agrária que deu certo, porque quando a terra é comprada o agricultor valoriza mais e se preocupa em produzir. A nossa proposta é realizar a feira agrária durante todo o ano e iremos percorrer todo o Estado. A participação do Governo de Alagoas garantirá que a produção chegue até o consumidor sem intermediários, porque essa interferência inviabiliza a produção dos nossos agricultores e é revendido por preços altíssimos”, destacou Jaime Silva.

Nessa edição, estarão presentes agricultores dos assentamentos do crédito fundiário acompanhados pelo Iteral localizados no próprio município: Santo Izidro (Vale do Paraibinha), Associação Comunitária Mundaú do Areia e Associação dos Trabalhadores na Agricultura de Chã Preta (Paraibinha). E ainda contará com a participação de convidados: o Assentamento Serra Lisa (Pacavira), Associação Mundaú das Rosas, Assentamento Santa Fé, Grupos de Oportunidades Locais (GOLD) do programa Alagoas Cidadã e Associação Pedro Teixeira.

Dentre os produtos comercializados estão macaxeira, batata doce, inhame, manga, banana, caju, laranja, jaca, coco, cana, farinha, feijão de corda, pimenta, doces caseiros, bolos, pé de moleque e mel; além de horticultura, ervas medicinais, mudas de árvores e artesanato local. Também contará com a apresentação de trio de forró pé de serra, rezadeiros e toadeiros, e ainda, um balcão de informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Cultura

“O nosso município está comemorando os 55 anos de emancipação política e temos como tema ‘A princesa dos montes abraça Alagoas nos seus 200 anos. Teremos uma vasta programação e a Feira Agrária só vem abrilhantar o nosso evento’”, destacou o vice-prefeito Áureo Teixeira.

A programação da 24ª Festa da Cultura continuará nos dias 10 a 12 de março com o hasteamento dos pavilhões, salva de 21 tiros, cavalhada, corrida, missa solene em ação de graças, desfile cívico, 5ª cavalgada feminina “Mulheres de Gado”, apresentações folclóricas e show musical.