Cidades

Audiência pública discutirá ações de enfrentamento à seca em Palmeira dos Índios

07/03/2017
Audiência pública discutirá ações de enfrentamento à seca em Palmeira dos Índios

vereadores palmeira

Atendendo ao requerimento do vereador Madson Monteiro (PHS), a Câmara Municipal de Palmeira dos Índios realizará, na próxima sexta-feira (10), às 9h, no Plenário da Casa, uma audiência pública para debater propostas emergenciais e políticas públicas a serem implementadas no sentido de minimizar os efeitos da seca.

De acordo com o autor do requerimento, a intenção é mobilizar a sociedade civil organizada para traçar meios de convivência e enfrentamento à crise hídrica vivenciada no município. “É preciso que haja uma grande mobilização para definirmos medidas que ajudem a minimizar o sofrimento vivenciado por todos. Todo tipo de sugestão será bem-vinda, pois será de mãos dadas que iremos superar esse momento”, destacou o vereador Madson Monteiro.

A falta de água não se restringe tão somente a zona urbana. Na zona rural, pequenos agricultores estão perdendo seus animais, que estão morrendo de sede. “Os pequenos produtores da região dependem de sua produção principalmente para o sustento de suas famílias, que são colocadas em risco e precisam de apoio para viver com dignidade. Já foi constatado que inúmeras pessoas já estão passando fome”, desabafou o parlamentar.

O presidente da Mesa Diretora, Júnior Miranda (PSL), disse que a Casa de Leis buscará meios, através da bancada federal, para que o Governo Federal possa intervir através de ações que reduzam os danos da longa estiagem. “Nossos representantes em Brasília devem juntar esforços no sentido de prover medidas estruturantes e intervenções que viabilizem os recursos hídricos”, destacou o vereador.

Para discutir o tema durante a audiência pública, foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal, DNOCS, Codevasf, Ministério Público Estadual, Casal, Associações Comunitárias, Sindicatos, entre outras entidades. O convite se estende ainda a sociedade civil organizada.