Geral

Alunos do Ifal vão aos EUA para final de concurso para combate à seca

28/03/2017
Alunos do Ifal vão aos EUA para final de concurso para combate à seca

unnamed

Após o intercâmbio de seis meses em Portugal, os Estados Unidos são o novo destino dos estudantes alagoanos Guilherme Damasceno e Maryllya Fonseca. Alunos de Gestão Ambiental no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, eles viajam nesta quarta-feira (29) para a Filadélfia, onde será anunciado o resultado do concurso Desafio Água, que incentiva e patrocina iniciativas para combater a seca no semiárido brasileiro.

Batizado de “Palmas pra Vida”, o projeto de Guilherme e Maryllya é um dos três finalistas do desafio proposto pela Ambev, em parceria com a Brasa, maior associação de alunos do Brasil no exterior. De acordo com a organização, mais de cem brasileiros que estudam na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e em Portugal se inscreveram no concurso.

“A gente se inscreveu quando ainda estava em Portugal. Soubemos que as inscrições estavam abertas, juntamos os amigos e aproveitamos a oportunidade”, disse Guilherme.

Combate à seca em Major Izidoro

O projeto Palmas pra Vida propõe o reaproveitamento de águas cinzas derivadas de uma escola municipal de Major Izidoro, terra natal da aluna Maryllya. A ideia é destinar as águas para a irrigação de palmas, plantas que alimentam o gado leiteiro da cidade que é uma das maiores produtoras da bacia leiteira de Alagoas. O projeto visa beneficiar tanto os pequenos agricultores quanto a comunidade escolar, que receberá educação ambiental e parte do leite produzido.

O vencedor do desafio será divulgado no dia 1° de abril, na Universidade da Pensilvânia, e receberá U$10 mil e consultoria técnica da Falconi para implementar o projeto. Caso saia vitorioso, o projeto Palmas pra Vida chegará em boa hora em Major Izidoro, onde o governo decretou estado de emergência por causa da forte seca que atinge a região.

“Meu pai é agricultor e perdeu safras de milho e de palma por causa da seca. Vimos no concurso uma ótima oportunidade de usar o nosso conhecimento para mudar essa realidade”, explica Maryllya Fonseca, aluna do curso superior de Gestão Ambiental do Ifal de Marechal.

Também fazem parte do grupo finalista Emanoella Rodrigues e Higor Cerqueira, estudantes da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), respectivamente. Os quatro se conheceram durante o intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, realizado em parceria com instituições públicas de ensino do Brasil.

Saiba mais sobre o desafio e assista ao vídeo que explica o projeto Palmas pra Vida no site www.marechal.ifal.edu.br .