Geral

Alagoas terá 785 vagas em cursos de qualificação do Ministério do Turismo

28/03/2017
Alagoas terá 785 vagas em cursos de qualificação do Ministério do Turismo
 Ministro do Turismo, o alagoano Marx Beltrão, diz que Alagoas não poderia ficar fora deste projeto (Foto: Ministério do Turismo)


Ministro do Turismo, o alagoano Marx Beltrão, diz que Alagoas não poderia ficar fora deste projeto (Foto: Ministério do Turismo)

Alagoas ganhará um reforço do Ministério do Turismo para ampliar o contingente de profissionais qualificados para o mercado de trabalho do turismo. O estado foi incluído no MedioTec, nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que formará técnicos de nível médio também na área do turismo, e oferecerá cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio em 11 municípios alagoanos.

Para este ano, serão abertas 785 vagas no Estado, destinadas aos cursos que integram os eixos de turismo, hospitalidade e lazer. A ideia é que o jovem termine o ensino médio com formação profissional que facilite seu acesso ao mercado de trabalho. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

“Alagoas é um dos mais importantes destinos turísticos do País e não poderia ficar de fora de um projeto tão importante para melhorarmos a qualidade do nosso turismo. Ganha o cidadão com novas oportunidades no mercado de trabalho, ganha o turismo com aumento de competitividade e ganha o turista, que terá um atendimento de melhor qualidade”, afirma o ministro do Turismo, o alagoano Marx Beltrão (PMDB).

Além de Maceió, foram contemplados os municípios de: Arapiraca, Barra de São Miguel, Coruripe, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Milagres. Ainda em 2017, o Ministério do Turismo abrirá inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido em portaria ministerial.

 

Aulas – O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar). A previsão é que as aulas comecem em agosto.