Geral

Alagoas terá 785 terá vagas em cursos de qualificação do MTur

28/03/2017
Alagoas terá 785 terá vagas em cursos de qualificação do MTur
AssessoriaMinistro Marx Beltrão ressalta importância dos cursos para melhorar mão de obra do turismo alagoano

Ministro Marx Beltrão ressalta importância dos cursos para melhorar mão de obra do turismo alagoano

Alagoas ganhará um reforço do Ministério do Turismo para ampliar o contingente de profissionais qualificados para o mercado de trabalho do turismo. O estado foi incluído no MedioTec, nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que formará técnicos de nível médio também na área do turismo, e oferecerá cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio em 11 municípios alagoanos.

Para este ano, serão abertas 785 vagas no estado destinadas aos cursos que integram os eixos de turismo, hospitalidade e lazer. A ideia é que o jovem termine o ensino médio com formação profissional que facilite seu acesso ao mercado de trabalho. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

“Alagoas é um dos mais importantes destinos turísticos do país e não poderia ficar de fora de um projeto tão importante para melhorarmos a qualidade do nosso turismo. Ganha o cidadão com novas oportunidades nomercado de trabalho, ganha o turismo com aumento de competitividade e ganha o turista, que terá um atendimento de melhor qualidade”, afirma o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Além da capital Maceió, foram contemplados os seguintes municípios: Arapiraca, Barra de São Miguel, Coruripe, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Milagres. Em 2017, o Ministério do Turismo abrirá inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido em portaria ministerial.

AULAS – O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar). A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017.