Política

Vereador propõe projeto de lei que institui curso gratuito preparatório pré-vestibular e ENEM

09/02/2017
Vereador propõe projeto de lei que institui curso gratuito preparatório pré-vestibular e ENEM
 Público se fez presente na última sessão ordinária da semana em Arapiraca (Foto: Assessoria)


Público se fez presente na última sessão ordinária da semana em Arapiraca (Foto: Assessoria)

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira, 08, a última sessão ordinária da semana, com os trabalhos dirigidos pela Professora Graça, Moisés Machado, Melquisedec e Fabiano Leão.

A sessão recebeu a visita da vereadora pelo PSDB, de Porto Real do Colégio, Isabelita Enfermeira, que esteve acompanhada do esposo, José Cícero (Cícero).

Foi aprovada indicação do vereador Willomaks Saúde, que envie ao Poder Legislativo, projeto de lei instituindo o curso gratuito preparatório pré-vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aos estudantes da rede municipal de educação pública de Arapiraca.

Em defesa da indicação, o parlamentar lembra, que muitos estudantes das escolas públicas encontram sérias dificuldades financeiras para ingressar em uma universidade e muitos, até não passam nos vestibulares, não por falta de capacidade, mas de condições para pagar um cursinho particular.

Ao usar o espaço reservado as explicações pessoais, Willomaks, falou do equilíbrio e experiência da Professora Graça, que soube conduzir o pleito para a presidência da Casada, fazendo um trabalho gigantesco e tem a certeza de que ela vai dar continuidade a esta condução à frente da presidência do Legislativo e sente-se bastante convicto em dizer estas palavras.

A Professora Graça sugeriu ao vereador, que a indicação também fosse encaminhada ao secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, por ser ele ex-prefeito de Arapiraca.

O vereador Melquisedec (PRB) solicitou ao prefeito Rogério Teófilo e à presidência da CASAL para resolver o problema da falta de água no Sítio Carrasco, na comunidade Quilombola, onde já existe a rede de água.

Melquisedec afirmou ainda que a situação é mais complicada, porque no Sítio Carrasco, existe uma Escola de Tempo Integral, que está sendo abastecida por um carro-pipa.

O Pastor Marcos Caetano usou a tribuna para agradecer aos vereadores pela confiança em indicar o seu nome para ser o presidente da Comissão de Ética da Câmara Municipal.

Ele disse que espera não ter que usar a Comissão, mesmo porque, conhece a índole de cada vereador, “que saberá ao longo desses quatro anos, o verdadeiro papel do parlamentar em uma Câmara Municipal”.

A presidente, Professora Graça, disse que o trabalho do Poder Legislativo, nesses quatro anos de mandato, será pautado na energia dos novos vereadores e na experiência dos mais antigos na Casa. Ela concluiu afirmando que está havendo um alinhamento na Casa com a junção da experiência e da juventude, formado por quatro pilares, que são alinhamento, compromisso, responsabilidade e parceria.

A Professora Graça também agradeceu a presença do público, nas pessoas do suplente de vereador Valsandy e de Breno Albuquerque, filho do ex-deputado e ex-presidente da Casa Herbene Melo, Dudu Albuquerque, aproveitando para convidar a população para assistir às sessões do Legislativo de Arapiraca, que acontecem sempre às terças e quartas-feiras, a partir das 19h30.

Estiverem presentes também à reunião, os vereadores Edvanio do Zé Baixinho, Rogério Nezinho, Dr. Fábio, Jário Barros, Sérgio do Sindicato, Sinielza Pessoa, Fábio Henrique, Léo Saturnino, Thiago ML, Pablo Fênix, Willomaks Saúde e Pastor Marcos Caetano.