Artigos

Tudo acontece em fevereiro

22/02/2017
Tudo acontece em fevereiro

Fevereiro não é só o mês do Carnaval. Ao longo dos tempos, Fevereiro acumula vários acontecimentos históricos que vão desde o surgimento do Decreto Imperial da Coroa Portuguesa, que obrigou que o transporte de ouro, diamantes e outras pedras preciosas do Brasil, fossem feito nos cofres das frotas (navios), com exclusividade, no ano de 1736, até a “derrota” dos Índios do Brasil, que se opõem à demarcação fronteiriça dos domínios luso-espanhóis na América do Sul, por motivo da aplicação do Tratado de Madrid de 1750.

No ano de 1953, em diversas localidades de São Tomé e Príncipe, na África, milhares de pessoas se manifestam contra as condições de recrutamento forçado de mão-de-obra indígena do Brasil para as grandes plantações em terras portuguesas. Em 1971, os astronautas norte-americanos Alan Shefard e Edgar Mitchell, passeiam na Lua. Em Portugal nasce o Padre António Vieira (1608), o maior tribuno religioso. No Reino Unido é concedido o direito de voto às mulheres com mais de 30 anos de idade (1918).

O primeiro disco de ouro é atribuído ao maestro Glenn Miller (1942). O Estado do Vaticano é reconhecido pelo mundo através do Tratado de Latrão, no ano de 1929. Nascem Abraham Lincoln, futuro presidente dos EUA, e o biólogo Charles Darwin, autor da obra “Origem das Espécies”, em 1809. O negro africano, Nelson Mandela, presidente do ANC, é libertado após 27 anos de prisão, em 1990. Dar-se a assinatura de um protocolo adicional à Concordata, entre Portugal e a Santa Sé, em que se permite o divórcio aos católicos (1975). Acontece o nascimento do astrônomo italiano Galileu Galilei, perto de Florença, em 1564. Em Portuga são abolidas as distinções entre Cristãos Velhos e Cristãos Novos, mandando-se queimar os registros civis dos cristãos-novos (1773).

Também no mês de Fevereiro, registram-se outros acontecimentos marcantes na história da humanidade. Trava-se no Brasil a Segunda Batalha dos Guararapes, em que o exército holandês, que ocupava a Capitania de Pernambuco, é derrotado pelo exército de Francisco Barreto. A primeira batalha tinha sido travada no ano anterior, com vitória portuguesa, no ano de 1649.

É criada a Capitania de Minas Gerais, separada da Capitania de São Paulo, devido à descoberta das minas de ouro, em terras mineiras (1720). Abolição de todas as formas de escravatura em todas as colônias e os domínios portugueses, em 1869. Na Itália, Benito Mussolini funda o Partido Fascista Italiano (1919). Cassius Clay, ou Muhammad Ali, se torna campeão mundial de boxe na categoria peso pesado, e a sonda norte-americana “Ranger VI” chega à Lua, em 1964. Nasce nos EUA o físico e inventor norte-americano, Thomas Alva Edison, em 1847. Thomas Edison patenteia a invenção do fonógrafo (1878). Thomas Edison apresenta a primeira sessão pública do cinema sonoro (1913). Até hoje Thomas Edison é o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1.093 invenções e inovações, entre elas a criação da lâmpada elétrica.

Fevereiro é marcado como o mês de nascimento do ator norte-americano Clark Gable (1901), do ator James Dean (1931), da atriz de cinema anglo-americana, Elizabeth Taylor (1932), do ator norte-americano, John Travolta (1954). No Egito, é descoberta a câmara funerária do Faraó Tutankhamon (1923). O monge Martinho Lutero, teólogo alemão, promotor da Reforma Protestante, desafia o poder da Igreja Católica ao divulgar teses contra os abusos e práticas do clero, em 1517. Lutero também traduz a Bíblia para o alemão (1546). Nasce Vitor Hugo, poeta e dramaturgo francês, autor do clássico da literatura “Os Miseráveis” (1802).

Morre o imortal artista Michelangelo (1564), mais conhecido Miguel Ângelo, que foi pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente. Suas obras esculturais se encontram em Roma, no Teto da Capela Sistina, nos Museus Capitolinos, nas Basílicas de São Pedro e de São João dos Florentinos, na Porta Pia, na Biblioteca Laurenciana, nos Palácios Farnésio, Senatório e do Santo Ofício, na Igreja de Santa Maria, na Villa Collazzi, Sacristina Nova, além das esculturas anatômicas de Moisés, de David e de Nossa Senhora da Pietá.

O mês de Fevereiro, que possui apenas 28 dias, a não ser em anos bissextos, que passa a 29 dias, tem sua origem em Fébruo, conhecido como Deus da Morte e da Purificação, segundo a mitologia etrusca. Originariamente, este mês possuía 30 dias, mas por exigência do Ditador Romano César AUGUSTO, um dos seus dias passou para o mês de Agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado em homenagem ao Imperador JÚLIO CÉSAR… Pensemos nisso! Por hoje é só.