Geral

Sistema Fiea contribui para promover cultura empreendedora em Maceió

16/02/2017
Sistema Fiea contribui para promover cultura empreendedora em Maceió
Reprodução

Reprodução

Em 2016, Maceió ocupou o 32º lugar entre as cidades mais empreendedoras do Brasil, ficando em último lugar no Índice de Cidades Empreendedoras 2016 (ICE) – Endeavor. Com o objetivo de reverter esse quadro, o Sistema Fiea – por meio da Federação das Indústrias, Sesi e Senai –, integra a Rede Global do Empreendedorismo (RGE) em Alagoas, que conta com a participação de órgãos governamentais e instituições de ensino alagoanos.

Na última terça-feira, 14, o comitê se reuniu na Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, no bairro da Cambona, para alinhar e apresentar ideias e soluções que levem Maceió a subir no ranking de cidades empreendedoras.

“O Sesi foi convidado [para integrar a RGE] por ser um grande incentivador da prática empreendedora”, destacou o analista de Projetos do Serviço Social da Indústria, Dorival Alves. Segundo ele, é necessário que o empreendedor tenha mais acesso a informações de mercado para estruturar melhor seu negócio. “A solução passa por ampliar a integração entre a academia e o mercado, para direcionar os esforços dos estudiosos na resolução dos problemas existentes”, alertou.

A reunião teve como objetivo fundamentar um plano de ação para transformar o cenário empreendedor em Maceió. Com lançamento previsto para maio, diversas instituições, além do setor industrial e educacional participam da elaboração desse plano, como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Prefeitura de Maceió, Secretaria do Trabalho e Emprego de Alagoas (Sete), Desenvolve Agência de Fomento de Alagoas, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Cesmac e outros.

Cultura empreendedora – A Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é uma organização mundial, fundada em 2007, na Inglaterra, com o intuito de disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo. Desde 2008, o movimento é liderado no Brasil pela Endeavor, organização sem fins lucrativos, que atua há 15 anos no país pelo fomento do empreendedorismo.