Geral

Sedetur abre edital para participação de artesãos em feira nacional

07/02/2017
Sedetur abre edital para participação de artesãos em feira nacional
É a primeira vez que o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) integra uma feira nacional realizada no primeiro semestre. Itawi Albuquerque

É a primeira vez que o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) integra uma feira nacional realizada no primeiro semestre. Itawi Albuquerque

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) inicia nesta terça-feira, 7, a seleção de dez artesãos ou entidades do Estado interessados em participar do 9º Salão do Artesanato, que será realizado em Brasília, entre os dias 29 de março e 02 de abril. O Chamamento Público de Nº 001/2017 foi publicado no Diário Oficial de hoje.

A fim de promover a transparência no processo de seleção dos profissionais que integram o estande de Alagoas nos eventos, a gerência de Design e Artesanato da Sedetur receberá as inscrições por e-mail, correios e presencialmente, no horário de 8h às 12h, na sede da secretaria, localizada no bairro do Jaraguá. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro.

De acordo com a gerente de Design e Artesanato, Daniela Vasconcelos, esta é a primeira vez que o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) integra uma feira nacional realizada no primeiro semestre.

“Antes os artesãos não contavam com um evento de grande alcance nacional no início do ano. A realização do Salão do Artesanato ainda neste primeiro semestre vai promover o escoamento da produção dos profissionais, promovendo a comercialização e quebra do período de sazonalidade nas vendas”, destacou Daniela Vasconcelos.

As técnicas e tipologias selecionadas deverão apresentar a diversidade artesanal de Alagoas, fazendo referência à cultura popular e utilizando como inspiração elementos locais. Entre os critérios avaliados estão, ainda, criatividade, linguagem própria, consciência ambiental, tradição e inovação.

A lista final dos aprovados será divulgada no dia 07 de março. O edital pode ser conferido no site da Sedetur.