Cidades

Seca leva prefeito de Atalaia decretar Situação de Estiagem

11/02/2017
Seca leva prefeito de Atalaia decretar Situação de Estiagem

Por conta disso, foi que na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Atalaia, Chico Vigário (centro da mesa) mediante um relatório da Defesa Civil Municipal, decretou Situação de Estiagem, por um período de seis meses

O fenômeno da seca que vem atormentando o Estado de Alagoas nesses últimos anos, não está concentrado somente no Agreste e Sertão. É que a falta de chuva também começa a preocupar as demais regiões. Na Zona da Mata, por exemplo, detentora de rios perenes, fontes, barragens, lagoas e açudes, a região enfrenta a agonia da absoluta escassez da falta d’água. Por conta disso, foi que na manhã desta quinta-feira, o prefeito de Atalaia, Chico Vigário (centro da mesa) mediante um relatório da Defesa Civil Municipal,  decretou Situação de Estiagem, por um período de seis meses, cujo relato estará sendo encaminhado nesta sexta-feira, 20, para a Defesa Civil Nacional e posteriormente  publicado no Diário Oficial do Estado.

“Este decreto consiste num trabalho que iremos elaborar, por meio do PDR; que é o Plano Detalhado de Resposta, quando enviaremos para Brasília, para que o governo federal possa analisar em que ponto poderá nos ajudar; tanto financeiramente ou materialmente”, disse o coordenador da Defesa Civil do município Massilon Mendes, ele que também comanda toda região do Vale do Paraíba.

Massilon salientou, que a situação do povo atalaiense quanto à escassez de água, é bastante delicada; sobretudo para o plantio, pecuária e consumo humano, tanto que o prefeito Chico Vigário vai acionar uma campanha, conscientizando a população sobre a importância de economizar água nas torneiras. “Vivemos uma grande crise hídrica, onde vários poços de alguns povoados já estão exauridos. As duas fontes do manancial que fornece água à cidade, estão num nível muito baixo. Iremos tentar fazer uma ação emergencial na Burarema, mas não resolve o problema”, alertou Massilon Mendes, salientando que o rio Paraíba que corta a cidade, praticamente saiu do mapa.

Com o Decreto de Situação de Estiagem, o Governo Municipal visa tomar medidas que possibilitem a disponibilidade do recurso hídrico, construindo-se condições de reservas de água para uso humano e sustentabilidade dos lençóis freáticos, preservando assim o equilíbrio do meio ambiente. O Decreto estabelece também que todos os órgãos do município estarão mobilizados, sob o comando da Coordenação Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta a essa situação.