Geral

Saúde dinamarquesa destaca empenho dos profissionais do HGE

07/02/2017
Saúde dinamarquesa destaca empenho dos profissionais do HGE
Delegação-visita-HGE-foto-Carla-Cleto-3

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Representantes da Saúde dinamarquesa afirmam estar admirados com o trabalho desempenhado pelos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE) em prol da saúde dos alagoanos. A visita aconteceu nesta segunda-feira (6), na companhia de membros do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da gerência do maior hospital público de Alagoas.

O objetivo da visita é a troca de conhecimentos entre os países. “Nós queremos formar uma parceria de cooperação para a saúde pública brasileira e dinamarquesa, com o cruzamento de dados que possam resultar na melhoria da assistência e demais cuidados. Neste momento buscamos conhecer a rede brasileira, mas no futuro receberemos em nosso país os representantes do Brasil e posteriormente traçaremos um projeto que beneficie todos”, explicou a conselheira na área de saúde da Embaixada da Dinamarca, Brit Borum Madsen.

Além da conselheira, caminharam pelos corredores das áreas azul e vermelha: o assessor executivo da Unidade DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionados) na Autoridade Nacional Dinamarquesa de Dados de Saúde, Poul Erik Hansen; a chefe do Programa de Dados de Saúde (Statens Serum Institut), Malene Hojsted Kristensen; e o chefe de seção do Programas de Dados de Saúde (Ministério da Saúde), Hans Juul Hedegaard.

Todos puderam conhecer de perto o trabalho desempenhado não só pelos profissionais de saúde, mas também por outros de igual importância, como o administrativo e o financeiro. “Eles visitaram, por exemplo, o setor de Contas Médicas, local aonde todos os prontuários chegam após o fim do atendimento para organização e faturamento de toda a assistência prestada, desde o primeiro atendimento nas portas de entrada. Todas as informações são registradas em sistemas de informações hospitalares, como o Sistema de Autorizações de Internações Hospitalares (SISAIH) e o Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI), cujos dados ficam disponíveis a Secretaria de Estado e ao Sistema Único de Saúde”, relatou a coordenadora médica do HGE, Janaína Gouveia Guedes Sales.

A assessora de assuntos internacionais do gabinete do Ministro da Saúde, Selma Soltero, também enfatizou o empenho dos profissionais do HGE em atender a população. Ela esteve no hospital junto com os membros do Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI), Michael Luiz Diana de Oliveira e Thiago Guedes de Brito Berteli.

“Pretendemos trabalhar juntos nos próximos anos, pois entendemos que a iniciativa beneficia todos os usuários do SUS. A vinda da delegação dinamarquesa também nos traz conhecimentos acerca das impressões e conhecimentos já adquiridos por eles durante visitas em outros hospitais, planos de saúde e serviços de atenção básica do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Goiás. Tudo isso soma e dissemina ideias eficazes ao serviço”, pontuou superintendente de Atenção à Saúde, Rogério Barboza.