Geral

Programa de Cirurgia Endovascular trará mais esperança para usuários do SUS

04/02/2017
Programa de Cirurgia Endovascular trará mais esperança para usuários do SUS
Serviço vai garantir atendimento rápido, humanizado e de qualidade para pacientes do SUS que precisam de cirurgias cardíacas (Foto: Olival Santos)

Serviço vai garantir atendimento rápido, humanizado e de qualidade para pacientes do SUS que precisam de cirurgias cardíacas (Foto: Olival Santos)

Garantir um atendimento rápido, humanizado e de qualidade para os pacientes do SUS que necessitam de cirurgias cardíacas, mas não podem realizá-las de forma convencional. Esse é o intuito do Programa de Cirurgia Endovascular, apresentado nesta sexta-feira (3), durante o I Simpósio Alagoano de Cirurgia Endovascular e Novas Tecnologias, realizado no Hotel Beste Western Premium, no bairro Pajuçara, em Maceió.

O novo serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Hospital do Coração de Alagoas e a Fundação Cordial. A cirurgia endovascular é indicada para pacientes idosos ou pessoas que já fizeram múltiplas intervenções cardíacas e têm a caixa torácica aberta, o que eleva o risco de morte.

De acordo com o médico José Wanderley Neto, presidente de honra da Fundação Cordial, muitos pacientes com doenças cardiovasculares não conseguem nem tomar banho, porque apresentam sintomas de cansaço ou dor.

“Em uma cirurgia convencional, que pode chegar a até 12 horas de duração, os doentes mais idosos ou mais frágeis nem sempre conseguiam sair com vida do centro cirúrgico. Mas, com a cirurgia endovascular, o procedimento é feito com a introdução de um cateter, por uma pequena incisão na perna do paciente, o que reduz os riscos”, afirmou o cardiologista.

Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, destacou que as parcerias com a iniciativa privada devem ser buscadas para complementar os serviços de saúde públicos em Alagoas. “O Governo do Estado sempre está indo atrás de boas parcerias, como a que temos com o Hospital do Coração de Alagoas, onde conseguimos salvar a vida do povo alagoano, em especialmente dos usuários do SUS, que representam, em Alagoas, cerca de 90% da população”, disse.

Ricardo Cesar Cavalcanti, diretor médico do Hospital do Coração, disse que os convênios firmados com a Sesau são fundamentais para tornar Alagoas um estado de excelência na área da cardiologia.

“Após implantar o setor de hemodinâmica e o implante do marca-passo no HGE, garantindo o atendimento a crianças cardiopatas, agora passaremos a oferecer a cirurgia endovascular, que representa mais um passo para tratar as doenças da aorta, utilizando uma estrutura privada para o bem público”, destacou o médico cardiologista.

Os procedimentos serão feitos no Hospital do Coração de Alagoas, por uma equipe multidisciplinar, composta de cardiologistas clínicos, ecocardiografistas, cirurgiões cardiovasculares e hemodinamicistas. O grupo será coordenado pelos médicos cardiologistas José Wanderley Neto e Roberto Lúcio Verçosa.

Inauguração Já! – Após o evento de lançamento do programa de cirurgia endovascular, o titular da Sesau, Christian Teixeira, prestigiou a inauguração de uma Central de Atendimento para os Eleitores, ligada ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), na Central Já! do Maceió Shopping. O novo serviço possibilitará a população solicitar a emissão da 1ª e 2ª vias do título eleitoral e certidões de quitação eleitoral, revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral e informações gerais constantes no cadastro ou sistemas eleitorais.

O projeto foi iniciado por Christian Teixeira, enquanto estava à frente da Secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). Estiveram presentes à cerimônia, o atual titular da Seplag, Fabrício Santos, o presidente do TRE/AL, José Carlos Malta Marques, além de diversas autoridades do poder Executivo.